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dc.contributor.advisorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.contributor.authorMascarenhas, Vitória Gilpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277543pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivos mapear e compreender os raciocínios de crianças de 1º ano diante de problemas matemáticos não convencionais e identificar procedimentos e recursos didáticos que qualificam uma prática pedagógica de resolução de problemas, a partir da pergunta diretriz: Como crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental resolvem problemas não convencionais e quais procedimentos didáticos estimulam os pensamentos delas? Neste trabalho, a denominação de problemas não convencionais é utilizada na acepção de Smole, Diniz (2001) e Stancanelli (2001). A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com o material empírico produzido a partir dos registros feitos pelos próprios alunos, anotações e gravações de conversas. O referencial teórico é Resolução de Problemas na Educação e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamenta. foi Como resultados, indiquei como características dos raciocínios das crianças: 1.Desenho como apoio para o pensar das crianças; 2.Dificuldades de combinar quantidades diferentes e de pensar várias possibilidades para um mesmo objeto; 3.Ênfase na informação numérica do texto e 4.Reformulação de forma criativa das condições do problema. Alguns dos procedimentos didáticos que encontrei foram: 1.Enfatizar a leitura e o diálogo sobre a situação problema; 2.Investir em momentos de socialização das resoluções; 3.Prover um ambiente seguro e afetivo; 4.Intervir com perguntas potentes; 5.Utilizar fotos e desenhos auxiliam à imaginação da situação pelas crianças e 6.Priorizar manuseio do recurso didático por todos os alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to map the strategies used by children in the first year of elementary school at a public school in Porto Alegre-RS in solving mathematical problems. The research focuses on identifying the characteristics and methods used by students during the resolution process, considering different problem formats, the development of solutions and the difficulties encountered. The methodology adopted is qualitative in nature, with data collected from records made by the students themselves. The practice involved the presentation of unconventional mathematical problems, such as problems with multiple solutions, with excess data and other unconventional types. It highlights the importance of aligning effective planning, the use of teaching resources, playfulness, encouragement and appropriate interventions, highlighting the potential of this approach to engage students and develop their problem-solving skills in a meaningful way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectCognitive strategiesen
dc.subjectEarly yearsen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleResolução de problemas no 1º ano do Ensino Fundamental: raciocínios das crianças e procedimentos didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209513pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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