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dc.contributor.advisorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paloma Bothpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277538pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar se e como se apresentam as vivências do cotidiano dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos planejamentos das aulas de matemática dessa modalidade. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram utilizadas as teorias de Paulo Freire, o programa Etnomatemática definido por Ubiratan D'Ambrosio, além de outras contribuições de autores que discutem as especificidades da EJA. A metodologia adotada foi qualitativa, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professores de matemática que atuam na EJA. Os resultados das análises indicam que os professores compreendem a importância de integrar as experiências cotidianas de seus alunos no ensino, entretanto demonstram que as vivências dos alunos não são consideradas como ponto de partida para o planejamento, mas sim como uma maneira de contextualizar os conteúdos matemáticos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze whether and how the daily experiences of Youth and Adult Education (YAE) students present themselves in the planning of mathematics classes in this modality. To theoretically support the research, the theories of Paulo Freire, the Ethnomathematics program defined by Ubiratan D'Ambrosio were used, in addition to other contributions from authors who discuss the specificities of YAE. The methodology adopted was qualitative, and data was collected through semi-structured interviews carried out with three mathematics teachers who work at YAE. The results of the analyzes indicate that teachers understand the importance of integrating the daily experiences of their students in teaching, however, they demonstrate that the students' experiences are not considered as a starting point for planning, but rather as a way of contextualizing mathematical content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematics at YAEen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.titleO planejamento dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos e as vivências de estudantes dessa modalidade de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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