Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorCadore, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:11Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277537pt_BR
dc.description.abstractA Educação Estatística é essencial para formar alunos capazes de lidar com as informações que entrelaçam seu cotidiano. Por esse motivo, o intuito dessa pesquisa qualitativa é analisar as potencialidades e limitações de uma proposta de construção de infográficos com gráficos pelos alunos na aprendizagem matemática e estatística. Além disso, pretende-se identificar os processos enfrentados pelos alunos na construção de infográficos com gráficos e identificar conceitos matemáticos e estatísticos implícitos na construção de infográficos e na manipulação de dados. Para atingir esses objetivos, buscou-se aporte teórico na teoria dos registros de representação semiótica de Duval, uma vez que a ideia central de infográficos é a apresentação da informação em diferentes representações. O experimento empírico baseou-se na aplicação de uma sequência de aulas centrada na proposta de construção de infográficos com gráficos. Desenvolveu-se a atividade em seis momentos em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A análise dos dados coletados permitiu observar que a proposta de construção de infográficos com gráficos mobiliza diversos conceitos matemáticos e estatísticos. Também foi possível identificar, a partir da teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2012), transformações tanto de tratamento como de conversão na manipulação de dados feita pelos alunos, que permite melhor compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractStatistical Education is essential to form students capable of dealing with the information that intertwines their daily lives. For this reason, the purpose of this qualitative research is to analyze the potential and limitations of a proposal for the construction of infographics with graphs by students in mathematics and statistics learning. Furthermore, it is intended to identify the processes faced by students when constructing infographics with graphs and identify mathematical and statistical concepts implicit in the construction of infographics and data manipulation. To achieve these objectives, seek theoretical support in Duval's theory of registers of semiotic representation, since the central idea of infographics is the presentation of information in different representations. The empirical experiment was based on the application of a sequence of classes centered on the proposal to construct infographics with graphs. An activity was developed in six moments in two classes of the 9th year of Elementary School at a public school. The analysis of the data found allowed us to observe that the proposal to construct infographics with graphics mobilized various mathematical and statistical concepts. Based on the possible theory of registers of semiotic representation by Duval (2012), transformations in both treatment and conversion in data manipulation carried out by students were also identified, which allows for a better understanding of the mathematical concepts involved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfographicsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInfografiapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectRegistro de representação semióticapt_BR
dc.subjectRegisters of semiotic representationen
dc.titleUm estudo sobre as potencialidades e limitações de uma proposta de criação de infográficos com gráficos para a aprendizagem matemática e estatísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208251pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples