Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorMata, Luiz Felipe Sfoggia dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:28:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277517pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte da constatação de que a quantidade de pessoas em situação de rua vem aumentando no país, índice que está potencialmente relacionado ao nível de acesso à educação. No entanto, todos têm direito à educação, e esse é um dos princípios da Constituição Brasileira. Diante desse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática buscou investigar, em uma perspectiva qualitativa, como está sendo abordado o ensino de matemática com os estudantes em situação de rua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). O objetivo geral da pesquisa foi buscar compreender o funcionamento da EPA e como é organizado o ensino de matemática para pessoas em situação de rua. Para isso foram feitas várias visitas à escola com o intuito de localizar documentos e realizar entrevistas. Foram entrevistados 3 estudantes em situação de rua, 1 educador e 4 educadoras, sendo 2 delas da área da matemática, ao longo do segundo semestre de 2023. Os resultados da pesquisa sinalizam para um comprometimento da escola com a proposta pedagógica que, dentre outras coisas, visa o acolhimento das pessoas em situação de rua e funciona na modalidade EJA. Os estudantes criaram vínculos de afetividade com os professores, professoras e equipe pedagógica. O cruzamento das falas dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais e os materiais disponibilizados, sinaliza para a necessidade de uma maior articulação entre o Projeto Político Pedagógico da escola e as práticas nas aulas de matemática. Evidencia-se um comprometimento por parte das professoras de matemática, mas também a necessidade de investimento em formação para os professores que atuam nessa modalidade e com esse público.pt_BR
dc.description.abstractResumo não disponível.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPessoas em situação de ruapt_BR
dc.titleEnsino de matemáticas com pessoas em situação de ruapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples