Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKafrouni, Bruna Lucchesept_BR
dc.date.accessioned2024-08-17T06:39:53Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277418pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo conhecer percepções de servidores técnicos e docentes de uma Universidade Federal do Sul do Brasil sobre diversidade e gestão da diversidade, identificando suas percepções de pertencimento a um ou mais eixos da diversidade (sendo considerados eixos os seguintes: diversidade de gênero, diversidade étnica/racial, diversidade sexual, diversidade geracional, diversidade de pessoas com deficiência, neurodiversidade, diversidade cognitiva, diversidade cultural/imigracional e diversidade religiosa), o conhecimento dos respondentes acerca de tais eixos, as percepções sobre como a Universidade aborda o tema junto a seus diferentes públicos (discentes, docentes e técnicos-administrativos), percepções quanto ao planejamento das ações e percepções quanto a aceitação e rejeição individuais à diversidade. Foi realizada pesquisa e análise documental (análise do plano de desenvolvimento institucional da Universidade) e aplicado um questionário respondido por 353 servidores, sendo, destes, 217 docentes e 136 técnicos-administrativos. As respostas obtidas foram analisadas por meio de estatística descritiva simples para as questões fechadas e por análise de conteúdo para a questão opcional aberta. A pesquisa de diagnóstico evidencia, dentre outros aspectos, uma carência de canalização de esforços de recursos humanos institucionais em particular para o debate, bem como a necessidade de atualização e ampliação das discussões do tema no âmbito da gestão de pessoas na instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to get to know the perceptions of administrative technicians and professors of a Federal University in the South of Brazil about diversity and diversity management, identifying their perceptions of belonging to one or more focuses of diversity (being considered focuses the following: gender diversity, ethnic/racial diversity, sexual diversity, generational diversity, diversity of people with disabilities, neurodiversity, cognitive diversity, cultural/immigration diversity and religious diversity), the respondents' knowledge about such focuses, perceptions about how the University explains the theme to its different audiences (students, professors and administrative technicians), perceptions regarding the planning of actions and perceptions regarding individual acceptance and rejection of diversity. Documentary research and analysis (analysis of the University's institutional development plan) was developed, and a questionnaire answered by 353 public employees was applied, of which, 217 professors and 136 administrative technicians. The answers obtained were analyzed using simple descriptive statistics for the closed-ended questions and through content analysis for the optional open-ended question. The diagnostic research shows, among other aspects, a lack of emphasizing efforts of institutional human resources focused on diversity, as well as the need to update and expand the discussions on the topic within the scope of human resources management in the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidades federaispt_BR
dc.subjectDiversityen
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversity managementen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFocuses of diversityen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectFederal universitiesen
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectHuman resources managementen
dc.titlePercepções de servidores técnicos e docentes de uma universidade federal do Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134718pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples