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dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Fabian Quevedo dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T06:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277350pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa aspectos dos romances O Nome do Vento (2007) e O Temor do Sábio (2011), do autor norte americano Patrick Rothfuss, para verificar como o escritor constrói seu universo ficcional e sua narrativa para criar um mundo secundário internamente consistente. A discussão parte da premissa de Brian Attebery (1992) de que a publicação de O Senhor dos Anéis (1954-1955), de J. R. R. Tolkien, estabeleceu uma espécie de fórmula para a literatura de fantasia, resultando em uma tendência literária da nossa contemporaneidade. A presente pesquisa investiga em que medida as narrativas de Rothfuss se enquadram nessa fórmula, discutindo pontos de convergência e também de divergência. As semelhanças e diferenças encontradas são exploradas na tentativa de explicar por que elas ocorrem. Ao longo da análise, elementos como expectativas de gênero, contexto histórico, técnicas narrativas, são observados. Compreender e explicar por que as mudanças no padrão surgem, bem como a possível relação delas com o contexto das obras, é o foco deste estudo. O lastro teórico utilizado engloba trabalhos de especialistas da área como J. R. R. Tolkien (2001), Brian Attebery (1992, 2004, 2022) e Farah Mendlesohn (2008), que abordam questões tanto de aspectos intrínsecos quanto extrínsecos à literatura de fantasia.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyses aspects of the novels The Name of the Wind (2007) and The Wise Man’s fear (2011), written by the North American author Patrick Rothfuss. It focuses on an analysis of how the writer builds his fictional universe and frames his narrative to create an internally consistent secondary world. The discussion starts from Brian Attebery’s (1992) premise that the publication of J. R. R. Tolkien’s The Lord of the Rings (1954-1955) has established a sort of formula for fantasy literature, resulting in a contemporary literary tendency. Therefore, this work investigates to what extent Rothfuss’ narratives fits such formula, discussing points of convergence as well as of divergence. Similarities and differences found are discussed in an attempt to explain why they occur. Throughout the discussion, elements such as genre expectations, historical context, and narrative techniques are used as parameters of analysis. Understanding and explaining why changes in the pattern arise, as well as their possible relation to their context, are the focus of this study. The chosen scholarly approach encompasses works by field experts such as J. R. R. Tolkien (2001), Brian Attebery (1992, 2004, 2022), and Farah Mendlesohn (2008), which address matters both intrinsic and extrinsic aspects of fantasy literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnglish literatureen
dc.subjectRothfuss, Patrick, 1973-pt_BR
dc.subjectNorth American literatureen
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectContemporary fantasy literatureen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectSecondary worldsen
dc.subjectWorldbuildingen
dc.titleAspects of worldbuilding : a study of patrick rothfuss' secondary worldpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001208966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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