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dc.contributor.advisorSilveira, Heraldo Luis Dias dapt_BR
dc.contributor.authorWillig, Maitê Michel Piazzapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T06:42:10Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277315pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia computacional que possibilita a interação do usuário com o ambiente real. Na radiologia odontológica, a RA tem o potencial de ajudar estudantes no desenvolvimento de suas habilidades clínicas, permitindo que se familiarizem com procedimentos e técnicas antes mesmo de interagirem com pacientes reais. Com a repetição das técnicas radiográficas em um ambiente de RA, os alunos podem reforçar seu conhecimento e aprimorar suas competências. O entendimento da anatomia dentária e das estruturas ósseas adjacentes é importante para a realização de boas técnicas radiográficas, e neste sentido, as reconstruções tridimensionais com imagens de tomografia computadorizada cone beam auxiliam no aprendizado. Objetivo: Desenvolver e testar a usabilidade de um dispositivo de RA para auxiliar o aprendizado das técnicas radiográficas periapicais. Metodologia: o dispositivo foi desenvolvido a partir de imagens DICOM (Digital Imaging and Communication in Medicine), que foram convertidas em STL (Standard Tesselation Language). Em seguida, o software Autodesk Meshmixer (Mill Valley, CA, USA) foi utilizado para a construção do modelo tridimensional do paciente e o desenvolvimento das imagens das técnicas radiográficas periapicais, seguindo as orientações de projeção descritas na literatura. As imagens foram visualizadas através do aplicativo de realidade aumentada M3DMIX (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil). Aspectos da usabilidade do dispositivo foram avaliados por meio do questionário baseado na escala SUS (System Usability Scale) por 44 alunos de graduação do curso de Odontologia. Resultados: O teste de usabilidade obteve uma pontuação de 89,26, demonstrando que os alunos concordam que a utilização dessa tecnologia no ambiente de ensino apresenta impacto positivo no processo de aprendizado. Conclusão: O dispositivo de RA desenvolvido para anatomia e técnica radiográfica pode ser uma ferramenta de ensino útil para os alunos de graduação em Odontologia.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Augmented Reality (AR) is a computational technology that enables user interaction with the real environment. In dental radiology, AR has the potential to help students improve their clinical skills, allowing them to become familiar with procedures and techniques before interacting with real patients. By repeating radiographic techniques in an AR environment, students can reinforce their knowledge and improve their skills. Understanding dental anatomy and adjacent bone structures is important for performing good radiographic techniques, and in this sense, three-dimensional reconstructions with cone beam computed tomography images help with learning. Objective: Develop and test the usability of an AR device to assist in learning periapical radiographic techniques. Methodology: the device was developed from DICOM (Digital Imaging and Communication in Medicine) images, which were converted into STL (Standard Tesselation Language). Then, the Autodesk Meshmixer software (Mill Valley, CA, USA) was used to construct the three-dimensional model of the patient and develop images for periapical radiographic techniques, following the projection guidelines described in the literature. The images were viewed using the augmented reality application M3DMIX (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil). Aspects of the device's usability were evaluated using a questionnaire based on the SUS scale (System Usability Scale) by 44 undergraduate Dentistry students. Results: The usability test obtained a score of 89.26, demonstrating that students agree that the use of this technology in the teaching environment has a positive impact on the learning process. Conclusion: The AR device developed for anatomy and radiographic technique can be a useful teaching tool for undergraduate dentistry students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectDental educationen
dc.subjectDiagnostic imagingen
dc.subjectDiagnóstico por imagempt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.titleDesenvolvimento e teste de um dispositivo de realidade aumentada no ensino de técnica radiográficapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and testing of an augmented reality device in teaching radiographic techniques en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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