Caminhos para criação coreográfica colaborativa com crianças estudantes de balé
dc.contributor.advisor | Paludo, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Ana Julia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T06:23:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276612 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se ocupa em investigar possíveis caminhos para a criação coreográfica para crianças estudantes de balé. Busca compreender quais as possibilidades para se desenvolver estudos coreográficos, aliados a aulas de balé para crianças, a partir da observação das práticas docentes da pesquisadora. As percepções observadas na própria prática se aliam a depoimentos, os quais foram tomados por intermédio de entrevistas com um coreógrafo e uma coreógrafa que atuam com crianças. As práticas da pesquisadora, como coreógrafa, foram desenvolvidas e observadas em laboratórios de criação, durante aulas do projeto social Dançando Para Educar, em Santa Maria-Rio Grande do Sul. Utiliza referenciais teóricos do campo da composição coreográfica para problematizar o balé e sua potencialidade para criação e composição coreográfica colaborativa, entre a condução da professora e a aprendizagem dos(as) alunos(as) desde a infância. A dissertação sugere que laboratórios de criação possam desenvolver caminhos para a composição coreográfica, a partir de procedimentos participativos e que promovam o protagonismo infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is concerned with investigating possible paths for choreographic creation for children who are ballet students. It seeks to understand the possibilities for developing choreographic studies, combined with ballet classes for children, based on the observation of the researcher's teaching practices. The perceptions observed in the practice itself are combined with statements, which were taken through interviews with a choreographer and a choreographer who work with children. The researcher's practices, as a choreographer, were developed and observed in creation laboratories, during classes of the social project Dançando Para Educar, in Santa Maria-Rio Grande do Sul. It uses theoretical references from the field of choreographic composition to problematize ballet and its potential for collaborative choreographic creation and composition, between the teacher's guidance and the students' learning since childhood. The dissertation suggests, with a creative laboratory, possible paths for choreographic composition, based on participatory procedures that promote children's protagonism. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ballet | en |
dc.subject | Balé | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Child | en |
dc.subject | Composição coreográfica | pt_BR |
dc.subject | Choreographic Composition | en |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Creation | en |
dc.title | Caminhos para criação coreográfica colaborativa com crianças estudantes de balé | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206617 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)