Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jeferson Colling dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T06:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276610pt_BR
dc.description.abstractA avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da investigação empreendida neste trabalho foi o de buscar uma abordagem teórica que colocasse esta faceta do fazer composicional no centro da discussão, em especial as avaliações que se dão com base na escuta, seja ela interna, por solfejo, ou factual, com auxílio de instrumento ou playback. Para isso, com base em textos da crítica, cognição e psicologia da música, é apresentado um conjunto de conceitos relevantes para descrição da experiência de escuta musical, tais como continuidade/descontinuidade, direcionalidade, linearidade, não-linearidade e dramaticidade. A partir deste ferramental teórico trata-se de casos práticos, tomando como exemplo peças do autor compostas durante o doutoramento e é explorado um discurso crítico-analítico que busca descrever os diferentes resultados estético-musicais e verbalizar avaliações pertinentes às decisões composicionais.pt_BR
dc.description.abstractAesthetic evaluation plays a crucial role in the decision-making process of musical composition. It involves constantly assessing imagined possibilities to either validate, discard, or modify them. The main focus of the research in this work was to explore a theoretical approach that places this aspect of musical composition at the center of discussion, especially the evaluations based on listening—whether internal through solfege or with the assistance of instruments or playback. Drawing from insights in music criticism, cognition, and psychology, a set of relevant concepts is introduced to describe the experience of musical listening. These concepts include continuity/discontinuity, directionality, linearity, non-linearity, and dramaticity. Using this theoretical framework, practical cases are examined, with examples from pieces composed by the author during his doctoral studies. The analysis involves a critical and analytical discussion aiming to describe various aesthetic-musical outcomes and articulate evaluations relevant to compositional decisions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectMusical listeningen
dc.subjectEstetica : Musicapt_BR
dc.subjectAesthetic evaluationen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleComposição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do comporpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001206575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples