Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Éverton Garcia dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Lopes dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T05:57:10Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276351pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de licenciatura aborda o comportamento e interação em ambientes escolares, focando na reflexão sobre o uso de smartphones pelos professores e alunos. A pesquisa envolveu observação em sala de aula, durante estágio docente e análise desse contexto social em relação aos dispositivos móveis. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica para problematizar o debate sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como recurso pedagógico, destacando as redes sociais como elemento central. A pesquisa buscou entender como a tecnologia afeta a percepção social, temporal e cognitiva da aprendizagem, utilizando o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. O texto é dividido em seis seções, abordando dados sobre a aquisição de smartphones, histórico do uso social, relatos de experiência em estágio docente, perspectivas sobre o uso pedagógico de TDICs, relação com o habitus e considerações sobre a baixa utilização de TDICs em sala de aula, atribuída a problemas de infraestrutura, regulamentação e planejamento.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis addresses behavior and interaction in school environments, focusing on reflecting on the use of smartphones by both teachers and students. The research involved classroom observation during teaching internships and analysis of this social context in relation to mobile devices. Additionally, a literature review was conducted to problematize the debate about the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) as pedagogical resources, highlighting social networks as a central element. The research sought to understand how technology affects the social, temporal, and cognitive perception of learning, using Pierre Bourdieu's concept of habitus. The text is divided into six sections, covering data on smartphone acquisition, the history of social use, reports of experience during teaching internships, perspectives on the pedagogical use of DICTs, relationship with habitus, and considerations about the low use of DICTs in the classroom, attributed to infrastructure, regulation, and planning issues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (DICTs)en
dc.subjectSmartphones in Educationen
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectHabitusen
dc.subjectSocial Networksen
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.titleOs usos do smartphone, das redes sociais e seu impacto nos processos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples