Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDullo, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorBatista, Jéssica Mottapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T05:57:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276348pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia busca discutir os modos de produção e constituição das performances de gênero dos sujeitos mulheres dentro da esfera relacional sáfica, sobretudo ao longo do período da adolescência, de modo a compreender os fenômenos que engendram a violência de gênero a partir dos diversos aparatos tecnológicos que circunscrevem um regime de produção sociocultural posto em ação na esteira das novas tecnologias. A partir de duas etnografias, virtual na plataforma TikTok, e presencial no Colégio Protásio Alves, foi possível investigar a respeito da violência de gênero nos relacionamentos entre mulheres, o qual acontece através da estrutura heteronormativa que mobiliza os agentes de modo a manter a assimetria social encontrada nos relacionamentos heterossexuais, bem como procura seguir seu projeto de formação de sujeitos femininos, por meio do dispositivo da sexualidade, com o intuito de prosseguir a manutenção do patriarcado. Para alicerçar as observações de campo, a fundamentação teórica que surgiu para possibilitar as considerações colocadas aqui foi dada a partir das dimensões moralidade/corpo/emoções que articulam a esfera de gênero e sexualidade, mediante alguns dos marcos teóricos dos estudos antropológicos no campo da violência e juventude. Por fim, como movimento de intervenção social e produção de material didático, foram produzidos oito vídeos publicados na plataforma TikTok, com a temática da violência de gênero entre mulheres.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph seeks to discuss the modes of production and constitution of gender performances by female subjects within the sapphic relational sphere, especially throughout the period of adolescence, in order to understand the phenomena that engender gender violence based on various technological devices that circumscribe a regime of sociocultural production put into action in the wake of new technologies. From two ethnographies, virtual on the TikTok platform, and in person at Colégio Protásio Alves, it was possible to investigate gender violence in relationships between women, which occurs through the heteronormative structure that mobilizes agents in order to maintain social asymmetry found in heterosexual relationships, as well as seeking to pursue its project of forming female subjects, through the device of sexuality, with the aim of continuing to maintain patriarchy. To support the field observations, the theoretical foundation that emerged to enable the considerations made here was given from the morality/body/emotions dimensions that articulate the sphere of gender and sexuality, through some of the theoretical frameworks of anthropological studies in the field of violence and youth. Finally, as a social intervention movement and production of teaching material, eight videos were produced and published on the TikTok platform, with the theme of gender-based violence among women.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectMulher homossexualpt_BR
dc.subjectSapphic womenen
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectGender-based violenceen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectTikToken
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.title#POV Você é a "mulher da relação" : moralidade e violência no amor entre mulheres adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples