Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T06:25:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276131pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo mostra o resultado da análise de cartilhas pedagógicas usadas em escolas rurais do Brasil durante o período da Campanha de Nacionalização (1937-1945), enfocando a problematização dos enunciados sobre a matemática escolar que nelas circulam. Os aportes teóricos do estudo encontram-se no campo da Etnomatemática – constituído pelo pensamento de Michel Foucault e pelas ideias formuladas por Ludwig Wittgenstein (2004) em sua obra Investigações Filosóficas. Na análise do material de pesquisa é possível observar que os exercícios das cartilhas, como os problemas de matemática, instituem modos específicos de pensar, regulando o pensamento infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper shows the result of the analysis of pedagogical textbooks used in schools in a Brazilian rural area during the Nationalization Campaign (1937-1945), focusing on the problematization of enunciations on school mathematics that are current there. The theoretical grounds for the study lie in the field of Ethnomathematics – constituted by thinking of Michel Foucault and the ideas formulated by Ludwig Wittgenstein (2004) in his work Philosophical Investigations. In the analysis of the research material, it is observed that the exercises in the textbooks, such as the mathematics problems, instituted specific ways of reasoning, regulating the schoolchildren's thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 9, n. 1 (2012), p. 51-66pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectSchool mathematicsen
dc.subjectPedagogical textbooksen
dc.titleEducação matemática e artefatos pedagógicos de escolas rurais multisseriadaspt_BR
dc.title.alternativeMathematics education and teaching artifacts of rural schools multiseriated en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000864094pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples