Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorCosta, Vera Teresa Spcht dapt_BR
dc.contributor.authorKaufmann, Cristinept_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T06:24:42Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1516-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276116pt_BR
dc.description.abstractAs representações sobre as práticas ambientais dos educadores constituem-se em elementos fundamentais no processo da construção do saber ambiental, uma vez que eles são os mediadores responsáveis pela transmissão do conhecimento. O estudo buscou verificar quais as representações sociais dos professores sobre o meio ambiente no contexto atual. A pesquisa foi realizada com professores de escolas públicas e privadas do município de Estrela-RS, em 2007. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram entrevista e observação. Concluiu-se que a mediação simbólica exercida pelos docentes, por meio de suas representações sobre o meio ambiente, está ligada às informações recebidas por meio da formação de curso superior e pelas práticas de educação ambiental desenvolvidas em conjunto com os alunos no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe representations on the environmental practices of educators are key elements in the process of construction of environmental knowledge, since they are the mediators responsible for the transmission of knowledge. This study attempted to unveil which are the social representations ofteachers on the environment in the current context. The research was conducted with teachers from public and private schools in the city of Estrela-RS in 2007. The instrurnents used for data gathering were interview and observation. It concludes that the symbolic mediation carried out by teachers, through their representations of the environrnent, is linked to information received during their undergraduate studies and their environmental education practices developed together with students in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno pedagógico (Lajeado). Lajeado, RS. V. 6, n. 1 (2009), p. 65-88pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSocial representations and environmenten
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectEstrela (RS)pt_BR
dc.titleRepresentações sociais e práticas pedagógicas : a mediação dos professores na construção do saber ambiental, um estudo em Estrela - RSpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000736242pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples