Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Jose Claudio Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruna Corrêa dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276031pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em apresentar materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19. A metodologia adotada segue abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os materiais foram subdivididos em três temáticas: vírus, vacinas e pandemias são formados por um conjunto de itens que variam entre eles mais um guia de aula que apresenta e descreve de cada item presente nele, além de possuir explicações, sugestões, tutoriais, dicas de utilização dos mesmos, imagens e indicações de sites para busca de mais informações. Considerando que o tema pandêmico está inserido nos conteúdos do ensino de Ciências e Biologia, aborda a relevância social do debate de temáticas que envolvem questões sociais e científicas na educação básica, a pertinência do tema com a escola apontando perspectivas e possibilidades para o ensino, procurando contribuir com a formação e atuação docente, construindo e reconstruindo instrumentos que permitam a articulação entre o saber científico e o saber pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists in presenting educational materials on topics related to the COVID-19 pandemic. The methodology adopted follows an exploratory qualitative approach. The materials were subdivided into three themes: viruses, vaccines and pandemics. They are formed by a set of items that vary between the themes and a class guide that presents and describes each item present in it, in addition to having explanations, suggestions, tutorials, tips for their use, images, and indications of sites to search for more information. Considering that the pandemic subject is inserted in the contents of Science and Biology teaching, it addresses the social relevance of the debate of themes that involve social and scientific issues in basic education, the relevance of the theme with the school pointing out perspectives and possibilities for teaching, looking to contribute to teacher training and acting, building, and rebuilding instruments that allow the articulation between scientific knowledge and pedagogical knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePerspectivas para o ensino de Ciências e Biologia : materiais educativos sobre temas relacionados à pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142039pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples