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dc.contributor.advisorSimon, Nathália Marcolinpt_BR
dc.contributor.authorMello, Beatris Lisboapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276026pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão sistemática da literatura norteada pela pergunta: “Como se caracterizam as investigações da área do ensino de Ciências, nos últimos anos, envolvendo a alfabetização científica?”. Buscas eletrônicas por estudos publicados em periódicos nas bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como descritor o termo “alfabetização científica”, foram realizadas. Essas buscas foram feitas com o limite temporal de 11 anos, compreendendo os anos de 2010 a 2020. Nesse processo, foram encontrados 60 artigos no Portal de Periódicos da Capes e 28 artigos na SciELO; destes 88 artigos, 11 estavam em ambas as bases de dados. Os 77 artigos restantes passaram por uma análise prévia que consistiu na leitura dos seus resumos e no estabelecimento de critérios de exclusão. A partir desta análise prévia, 32 artigos foram selecionados para posterior leitura e análise qualitativa a fim de debater e responder a pergunta norteadora. Verificou-se que pouco mais da metade dos artigos acerca da alfabetização científica nos últimos anos encontram-se em revistas com Qualis A. Além disso, observou-se que as investigações ocorreram principalmente em instituições públicas. Os pesquisadores Lucia Helena Sasseron e Attico Chassot são os autores que apresentam o maior número de citações entre os artigos analisados; e Leonir Lorenzetti se destacou em termos de número de publicações. Identificou-se ainda que os pesquisadores da área do ensino de Ciências, nos últimos anos, relacionaram a temática de alfabetização científica com a formação de professores e utilizaram-na para a proposição de atividades na Educação Básica; também buscaram debater conceitos e propósitos desta temática e revisar a produção científica da área. Por fim, observou-se que a alfabetização científica vem sendo descrita na literatura como uma condição necessária para que as pessoas desenvolvam competências e habilidades para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion work presents a systematic review of the literature guided by the question: “How are investigations in the area of Science teaching characterized, in recent years, involving scientific literacy?”. Electronic searches were performed using the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases, and the term “scientific literacy” as a descriptor. These searches were conducted with a time limit of 11 years, covering the years 2010 to 2020. In this process, 60 articles were found in the database Capes and 28 articles in SciELO; among 88 articles, 11 were in both databases. The remaining 77 articles underwent a prior analysis that consisted of reading their abstracts and establishing exclusion criteria. From this preliminary analysis, 32 articles were selected for further reading and qualitative analysis to debate and answer the guiding question. It was found that just over half of the articles on scientific literacy in recent years are in journals with Qualis A. In addition, it was observed that the investigations took place in public institutions. The researchers Lucia Helena Sasseron and Attico Chassot are the authors with the highest number of citations among the analyzed articles; and Leonir Lorenzetti stood out for the number of publications. It was also identified that researchers in Science teaching, in recent years, have related the topic of scientific literacy with teacher training and used it to propose activities in Basic Education; we also sought to discuss concepts and purposes of this theme and to review the scientific production in the area. Finally, it was observed that scientific literacy has been described in the literature as a necessary condition for people to develop skills and abilities to act critically, consciously, and autonomously in contemporary society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic review of the literatureen
dc.titleInvestigações envolvendo a alfabetização científica : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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