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dc.contributor.advisorDeprá, Maríndiapt_BR
dc.contributor.authorBauer, Roberta Delgadopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276025pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi abordada e analisada a problemática da evasão nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS de 2010 a 2019 com objetivo de analisar dados institucionais desse período de forma a buscar relações entre perfis socioeconômicos e étnico-raciais, evasão e diplomação. As informações relacionadas ao número de vinculados, de diplomação e evasão a cada semestre e de acordo com a modalidade de ingresso foram obtidas pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. A partir dessasinformações é possível observar um aumento nos vínculos totais entre 2010 e 2016, no entanto, a partir de 2016/2, há uma diminuição nestes números. Há um desligamento médio de 65 estudantes por semestre, por evasões e diplomações, mas apenas 50 vagas de ingresso ofertadas, gerando um déficit médio de 15 estudantes por semestre. A taxa de vinculação média pelo sistema de cotas dos referidos cursos é superior ao nacional, porém as vinculações por cotas étnico-raciais são inferiores que suas correspondentes em IES públicas e que as cotas sem componente racial nos referidos cursos da UFRGS. Ainda, foi possível observar uma baixa razão de diplomação, destacando que, quando são analisadas as razões referentes a cotas raciais e sociais por renda, essas são muito inferiores, indicando que estes componentes têm maior impacto na conclusão dos cursos. Isto indica a necessidade de um maior acompanhamento desses perfis de estudantes para a formação de biólogos e professores em ciências da natureza e biologia. O total de estudantes diplomados foi de 686 estudantes, valor próximo ao total de evasões, de 609 estudantes, de forma a evidenciar que as diplomações quase se equiparam as evasões. Os estudantes que ingressaram pelo acesso universal possuem a maior taxa média de evasão, sendo maior que a média geral de evasão, confirmando que não são os estudantes em condições mais desfavorecidas, provenientes das modalidades ligadas ao sistema de reserva de vagas, os que mais evadem, pois estes são atendidos pelas políticas de assistência estudantil, e sim, são os de perfil dito intermediário. Quando analisamos as evasões das cotas L1 e L2 criadas dentro do período analisado, percebe-se que elas iniciam a partir de 4 a 5 semestres após o seu ingresso, contrariando o que indica a literatura por não haverem evasões nos anos iniciais, período considerado crítico para o abandono. De maneira geral, os dados sugerem a necessidade de implementação de medidas que garantam a manutenção do público discente nos cursos analisados, assim como o acompanhamento particular a determinados grupos de acordo com suas modalidades de ingresso. Um acompanhamento do comportamento dos estudantes por semestre e por turma de ingresso assim como estudos temporalmente mais amplos poderão auxiliar na compreensão desse cenário.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses and analyzes the problematic of student dropout at the Biological Science undergraduate course of UFRGS from 2010 and 2019. The aim is to analyze institutional data of this period to seek relationships between socioeconomic and ethnic-racial profiles, dropout, and graduation. The information related to the number of enrolled students, graduations, and dropout rates each semester and according to the admission profile was obtained by the Integrated Platform of Ombudsman and Information Access (Fala.BR). It is noticed that there was an increase in total enrollments between 2010 and 2016. However, from 2016/2 on, there is a large decrease in these numbers. There is an average output of 65 students per semester considering dropouts and graduates, but there are only 50 vacancies offered for admission, generating an average deficit of 15 students in each semester. The average enrollment ratio by the social quota system is superior than the national one, however, the enrollment by ethnic racial quotas are lower than their correspondents in other Superior Education Institutions and are lower than the quotas without a racial component in the referred course of UFRGS. There is a low graduation ratio in the courses, highlighting that, when analyzing the rates referring to racial and social quotas by income, these are much inferior, indicating that these components have a greater impact on graduation. This indicates the need for greater monitoring of these students’ profiles in the formation of biologists and teachers in natural sciences and biology. The total number of graduate students was 686, a value close to the total of dropouts, of 609 students, which shows that diplomas are almost equivalent to dropouts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvasão no ensino superiorpt_BR
dc.subjectStudent Dropouten
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectStudent Permanenceen
dc.subjectCotaspt_BR
dc.titlePerspectivas para a permanência estudantil : uma análise da evasão de estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLeal, Bruna Molinapt_BR
dc.identifier.nrb001142112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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