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dc.contributor.advisorNetz, Paulo Augustopt_BR
dc.contributor.authorSouza, José Danielpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276024pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos são instrumentos utilizados tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior e a utilização destes no meio universitário é facilmente reconhecível pelo número de empréstimos deste material didático nas Bibliotecas Universitárias. Portanto, estes devem ser instrumentos que busquem promover a aprendizagem de conceitos científicos de modo adequado. Necessário assim se faz que existam pesquisas frequentes a fim de avaliar os Livros Didáticos. Neste trabalho, de natureza qualitativa, utilizou-se o conceito de obstáculo epistemológico, oriundo da filosofia de Gaston Bachelard, para analisar se o livro “Físico-Quíımica I: termodinâmica química e equilíbrio químico” de Luiz Pilla, nos capítulos em que aborda a Termodinâmica, contém ou não obstáculos epistemológicos que acabam por trazer entraves ao aprendizado de Termodinâmica Clássica. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo e a Análise Documental, em que as categorias a priori foram os obstáculos epistemológicos, enfocando-se em ilustrações exercícios e na parte textual do livro, através de diversas leituras e releituras. Encontrou-se quatro obstáculos epistemológicos principais: animista, verbal, substancialista e realista que ocorreram no texto e em ilustrações e principalmente associados aos conceitos de calor, trabalho, energia e entropia. Particularmente para a entropia, há evidências de que a utilização do termo “desordem” como explicação se constitui em uma palavra-obstáculo. Estes obstáculos que aparecem não são uma exclusividade do livro de Pilla, mas aparecem em outras publicações conforme aponta a literatura nacional e internacional.pt_BR
dc.description.abstractTextbooks are instruments used both in Basic Education and in Higher Education and their use in the university environment is easily recognizable by the loan number of this teaching material in University Libraries. Therefore, these must be instruments that seek to promote the learning of scientific concepts in an adequate way. It is therefore necessary that there are frequent surveys in order to evaluate the Textbooks. In this qualitative work, we used the concept of epistemological obstacle, derived from Gaston Bachelard's philosophy, to analyze the book “Physical-Chemistry I: chemical thermodynamics and chemical equilibrium” by Luiz Pilla, in the chapters in which it addresses the Thermodynamics, contains epistemological obstacles that end up bringing obstacles to the learning of Classical Thermodynamics. The methodology used was Content Analysis and Document Analysis, as a priori categories were the epistemological obstacles, focusing on illustrations, exercises and the textual part of the book, through several readings and re-readings. Four main epistemological obstacles were found: animist, verbal, substantialist and realist that occurred in the text and in illustrations and mainly associated with the concepts of heat, work, energy and entropy. Particularly for entropy, there is evidence that the use of the term “disorder” as an explanation constitutes an obstacle word. These obstacles that appear are not exclusive to Pilla's book, but appear in other publications, as pointed out in national and international literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt_BR
dc.subjectEpistemological obstaclesen
dc.subjectTeaching thermodynamicsen
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectDidactic booksen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleIdentificação de obstáculos epistemológicos no livro “Físico-química I” de Luiz Pillapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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