Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmador, Tania Alvespt_BR
dc.contributor.authorZucchetti, Camila Machadopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T05:47:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275998pt_BR
dc.description.abstractA natureza da ciência é entendida como um grupo de elementos que tratam da construção do conhecimento científico envolvendo o estudo das bases epistemológicas, filosóficas e históricas da ciência. Sua compreensão desenvolve alunos e profissionais mais críticos e integrados com a realidade em que vivem. O ensino falho normalmente leva os estudantes a uma visão popular da ciência que são convicções inadequadas e que geram uma visão distorcida do trabalho científico. O objetivo deste estudo é explorar qualitativamente as percepções de discentes do curso de Farmácia da UFRGS a respeito de ciência e identificar a presença de visões simplistas da prática científica. Um grupo focal foi realizado com nove alunos da graduação por meio de uma reunião online que teve como guia perguntas norteadoras, além de um questionário para caracterização acadêmica. Foram identificadas três visões ingênuas, porém os alunos apresentaram ideias adequadas na interrelação de ciência e sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe nature of science is understood as a group of elements that deal with the construction of scientific knowledge involving the study of the epistemological, philosophical, and historical bases of Science. Its understanding makes students and professionals more critical and integrated with the reality in which they live. Failed teaching often leads students to popular views of science that are inadequate convictions and that generate a distorted view of scientific work. The objective of this study is to qualitatively explore the perceptions of students from the Pharmacy course at UFRGS regarding science and identify the presence of simplistic views of scientific practice. A focus group was carried out with nine undergraduate students through an online meeting that was guided by guiding questions, in addition to a questionnaire for academic characterization. Three naive views were identified, but the students presented adequate ideas about the interrelationship of science and society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerception of scienceen
dc.subjectCiência : Percepçãopt_BR
dc.subjectCiencia : Filosofiapt_BR
dc.subjectScientific researchen
dc.subjectPharmacyen
dc.subjectFarmácia : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectGraduateen
dc.subjectPhilosophyen
dc.titleFilosofia e natureza da ciência : análise do discurso de discentes de Farmáciapt_BR
dc.title.alternativePhilosophy and nature of science : speech analysis of pharmacy studentsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001164509pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples