Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBracagioli Neto, Albertopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T06:18:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275718pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá, desde sua criação como Escola Agrícola, até a constituição de uma Escola do Campo. Buscou-se compreender como o Projeto Político Pedagógico da Escola Canadá foi alterado ao longo do tempo, identificando a percepção dos trabalhadores nas mudanças ocorridas e caracterizando os desafios contemporâneos da implantação da Educação do Campo. Para isso, foi realizado o resgate histórico de sua origem como Estação Experimental da Escola de Engenharia de Porto Alegre, mediante entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental, estudo dos currículos e suas alterações temporais. Na elaboração da Educação do Campo que constitui a Escola Canadá, utilizou-se o recurso metodológico da pesquisa participativa na elaboração do Projeto Político Pedagógico, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a permanência da essência da escola está relacionada à continuidade dos profissionais que se sentem pertencentes ao local. Da mesma forma, se mantém a preservação do conceito de Educação do Campo, desenhado por aqueles que enxergam as potencialidades da Educação Ambiental no espaço. Além disso, foi possível identificar as dificuldades no cumprimento da legislação pela mantenedora da escola assim como os empecilhos para implementação de um currículo adaptado às particularidades da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the trajectory of the Canadian State Elementary School, from its creation as an Agricultural School, to the establishment of a Rural School. We sought to understand how the Canadian School's Pedagogical Political Project was changed over time, identifying the workers' perception of the changes that occurred and characterizing the contemporary challenges of implementing Rural Education. To this end, a historical review of its origins as an Experimental Station of the Porto Alegre School of Engineering was carried out, through interviews, bibliographic and documentary research, study of curricula and their temporal changes. In the elaboration of Rural Education that constitutes the Canada School, the methodological resource of participatory research was used in the elaboration of the Pedagogical Political Project, based on a qualitative approach. The results indicate that the permanence of the school's essence is related to the continuity of professionals who feel they belong to the place. Likewise, the preservation of the concept of Rural Education, designed by those who see the potential of Environmental Education in space, is maintained. Furthermore, it was possible to identify difficulties in complying with legislation by the school sponsor as well as obstacles to implementing a curriculum adapted to the school's particularities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectAgricultural schoolen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRural schoolen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectLegislationen
dc.titleA rapadura é doce, mas não é mole : a trajetória de uma escola agrícola à Escola do Campo no município de Viamão - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001205494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples