Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPithan, Flávia Ataide
dc.contributor.advisorToaldo, Mariângela Machado
dc.contributor.authorMarques, Alice Rosa
dc.contributor.authorPegoraro, Michele Pimentel
dc.contributor.authorViegas, Natália Gollin
dc.contributor.authorManchesky, Pâmela da Luz
dc.contributor.authorSchmidt, Carolina Metz
dc.contributor.authorSilva, Isadora Silva da
dc.contributor.authorFerreira, João Donadio
dc.contributor.authorBatista, Nicole de Andrades e
dc.contributor.authorPrestes, Rafaela Felix
dc.contributor.authorBrasil, Amanda Maeski
dc.contributor.authorSchramm, Isadora Moreira da Silva
dc.contributor.authorRamires, Júlia Rodrigues
dc.contributor.authorPfeiff, Lucas Fernandes
dc.contributor.authorNicolini, Sophia Gauer
dc.contributor.authorSchneiders, Júlia Hoffmeister
dc.contributor.authorSantos, Júlia Freitas dos
dc.contributor.authorRamos, Luize Figueiró
dc.contributor.authorMarques, Mariana Guimaraes
dc.contributor.authorMorais, Nicolle Lorenzi
dc.contributor.authorRosa, Shayane Schineider da
dc.date.accessioned2024-06-05T17:09:39Z
dc.date.available2024-06-05T17:09:39Z
dc.date.issued2023-09-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275511
dc.description.abstractEm 2023/01, realizou-se a primeira atividade curricular com carga horária de extensão (CHE) obrigatória e específica do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se do Projeto Integrador I, que compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: "Direção de Arte" e "Persuasão e Ética no Consumo", ministradas pelas Profas. Flavia A. Pithan e Mariângela M. Toaldo, respectivamente. O projeto objetiva o desenvolvimento de produtos da comunicação persuasiva e educativa a partir de problemáticas identificadas em ambientes de consumo junto à comunidade, a fim de promover a educação para o consumo. A carga horária é de 120h, sendo 90h de CHE. Na primeira edição do Projeto, os(as) discentes do segundo semestre do Curso de PP trabalharam com alunos do 6º ano da Escola Estadual Anne Frank sob a orientação das Professoras. As atividades envolveram pesquisas teóricas e em ambientes de consumo; dinâmicas e discussões coletivas com os alunos, tendo como resultado final a produção de uma Cartilha e a criação de um Mascote, que recebeu o nome de Comprito — este de autoria do discente Lucas Pfeiff. O propósito foi elaborar um material educativo sobre práticas e relações de consumo que fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes em espaços físicos e digitais, permeados por marcas, produtos, promoções, tiktokers, youtubers, games, séries e filmes. Os objetivos de aprendizagem são: oferecer orientações para que crianças e adolescentes exerçam atividades de consumo mais conscientes; identifiquem formas de comunicação persuasiva; compreendam como a publicidade se mescla a outros conteúdos para estimular o consumo de maneira indireta; analisem conteúdos persuasivos, produtos, serviços e marcas de forma crítica e façam escolhas responsáveis. O tempo para a leitura e as diversas atividades que podem ser feitas com a cartilha dependem do uso que será feito dela em meio aos demais trabalhos da Escola junto aos alunos. Este recurso educacional também está disponível em https://heyzine.com/flip-book/9dcfd5457d.html#page/6.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleManual de sobrevivência ao consumopt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais e aplicadaspt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Infantilpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Fundamental Inicialpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Fundamental Finalpt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Médiopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.educationLevelTreinamento ou Capacitaçãopt_BR
dc.description.installationRemarksEste arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.pt_BR
dc.description.learningTypeMateriais de cursos e disciplinaspt_BR
dc.description.usageA cartilha pode ser usada em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, com crianças a partir dos 7 anos até jovens de 16 anos, como material de leitura em bibliotecas e salas de aula, recurso para ensino da língua portuguesa, alfabetização midiática e publicitária, entre outras finalidades. Pode também ser utilizada em bibliotecas e repositórios de Universidades para exemplificar materiais que podem ser criados e utilizados em atividades de literacia publicitária e do consumo.pt_BR
dc.description.version1. ed.pt_BR
dc.type.interactivityLevelAltopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples