Camargo Guarnieri: uma análise das sonatinas n.3 e n.6 para piano
dc.contributor.advisor | Carvalho, Any Raquel Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribas, Geraldo Majela Brandão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:23:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/2745 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar as fugas das Sonatinas nº3 e nº6 para piano de Camargo Guarnieri, através de uma análise estilística e tendo em vista os procedimentos utilizados pelo compositor especificamente no tratamento da fuga como técnica composicional. Guarnieri compôs 8 sonatinas para piano escritas entre 1928 e 1982, período que abrange grande parte da vida criativa do compositor. A análise das duas as fugas enfocará cinco parâmetros, conforme o esquema analítico de Jan LaRue: Som, Harmonia, Melodia, Ritmo e Crescimento. Através desses parâmetros, verificaremos como se desenvolvem estruturalmente as fugas, destacando os aspectos mais importantes que caracterizarão o discurso musical desenvolvido pelo compositor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Análise musical | pt_BR |
dc.subject | Guarnieri, Camargo, 1907-1993, Sonatinas n.3 e n.6 para piano | pt_BR |
dc.title | Camargo Guarnieri: uma análise das sonatinas n.3 e n.6 para piano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000325625 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2002 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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