Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDomenici, Catarina Leitept_BR
dc.contributor.authorGalante, Alejandra Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:24:41Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274514pt_BR
dc.description.abstractO foco deste trabalho é investigar o processo de interação entre a autora e o compositor argentino Carlos Mastropietro. O principal objetivo da interação foi conhecer a estética do compositor, os procedimentos notacionais e o contexto que envolve a composição de cimento e lágrima (2020), como forma de criar uma interpretação para a peça com a colaboração do compositor. O texto oferece uma visão geral da produção composicional de Mastropietro, apresenta seus pontos de vista sobre a música e analisa de cimento e lágrima (2020) em comparação com a primeira versão escrita em 2008, que também foi executada pela autora. A metodologia consistiu em documentar e analisar o processo de interação e entrevistas semiestruturadas com o compositor. A análise revelou questões relativas ao conceito de obra musical e ao papel tradicional do intérprete associado a ela, que permearam a interação entre compositor e intérprete.pt_BR
dc.description.abstractEl foco de este trabajo consiste en la investigación del proceso de interacción llevado a cabo entre la autora y el compositor argentino Carlos Mastropietro. El objetivo principal de dicha interacción fue conocer la estética del compositor, los procedimientos notacionales y el contexto que rodea la composición de cimento e lágrima (2020) como forma de crear una interpretación de la pieza con la colaboración del compositor. El texto brinda una visión panorámica de la producción compositiva de Mastropietro, presenta sus puntos de vista sobre la música y analiza de cimento e lágrima (2020) en comparación con la primera versión, escrita en 2008, que también había sido interpretada por la autora. La metodología consistió en documentar y analizar el proceso de interacción y las entrevistas semiestructuradas con el compositor. El análisis reveló cuestiones relativas al concepto de obra musical y al papel tradicional del intérprete asociado a ella que impregnaron la interacción entre compositor e intérprete.es
dc.description.abstractThe focus of this work consists of investigating the process of interaction carried out between the author and Argentinean composer Carlos Mastropietro. The main purpose of the interaction was to gain insight into the composer’s aesthetics, notational procedures, and the context surrounding the composition de cimento e lágrima (2020) as a means to create an interpretation for the piece with the composer’s collaboration. The text offers a panoramic view of Mastropietro’s compositional output, presents his views on music, and discusses de cimento e lágrima (2020) in comparison to the first version written in 2008, which was performed by the author as well. The methodology consisted of the documentation and analysis of the interaction process and the semi-structured interviews with the composer. The analysis revealed questions regarding the work-concept and the traditional role of the performer associated with it that permeated the interaction between composer and performer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMastropietro, Carlospt_BR
dc.subjectCarlos Mastropietroes
dc.subjectde cimento e lágrimaes
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.subjectObra musicalpt_BR
dc.subjectprácticas colaborativas en música contemporáneaes
dc.subjectMusica latino-americanapt_BR
dc.subjectconcepto de obra musicales
dc.subjectmúsica latinoamericana para pianoes
dc.subjectPrática musicalpt_BR
dc.subjectCarlos Mastropietroen
dc.subjectde cimento e lágrimaen
dc.subjectcollaborative practices in contemporary musicen
dc.subjectwork concepten
dc.subjectlatin-american music for pianoen
dc.titleDe cimento e lágrima, de Carlos Mastropietro : aportes de la interacción entre compositor e intérpretept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples