O diagnóstico da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na promoção da diversidade cultural e religiosa em bibliotecas escolares : um estudo de caso na Biblioteca Delta Selistre
dc.contributor.advisor | Silva, Fabiano Couto Corrêa da | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Thaís Torres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:37:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274234 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo foca na relevância da literatura infanto-juvenil afro-brasileira nas bibliotecas escolares, com ênfase na promoção da diversidade cultural e religiosa. A análise se baseia no caso da Biblioteca Delta Selistre, utilizando uma abordagem metodológica mista, que inclui pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados revelam uma presença significativa de temáticas afro-brasileiras nos livros, refletindo sobre a cultura, história e religião afro-brasileiras, e demonstrando a importância dessas obras na formação cultural dos alunos e na criação de um ambiente inclusivo na biblioteca. A conclusão reforça o papel vital da literatura infanto-juvenil afro brasileira na educação e na construção de uma sociedade mais inclusiva, sugerindo a necessidade de aumentar sua visibilidade e integração nos currículos escolares. Desafios como a limitada disponibilidade de títulos e a expansão de temas dentro desta literatura são identificados, apontando para áreas de pesquisa futura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study focuses on the relevance of Afro-Brazilian children's literature in school libraries, with an emphasis on the promotion of cultural and religious diversity. The analysis is based on the case of the Delta Selistre Library, using a mixed methodological approach, which includes quantitative and qualitative research. The results reveal a significant presence of Afro-Brazilian themes in the books, reflecting on Afro-Brazilian culture, history and religion, and demonstrating the importance of these works in the cultural formation of students and in the creation of an inclusive environment in the library. The conclusion reinforces the vital role of Afro-Brazilian children's literature in education and in the construction of a more inclusive society, suggesting the need to increase its visibility and integration into school curricula. Challenges such as the limited availability of titles and the expansion of themes within this literature are identified, pointing to areas for future research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Afro-brazilian literature | en |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | School library | en |
dc.subject | Cultural diversity | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.title | O diagnóstico da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na promoção da diversidade cultural e religiosa em bibliotecas escolares : um estudo de caso na Biblioteca Delta Selistre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198905 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Biblioteconomia (811)