Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorBrito, Thaís Torrespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274234pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foca na relevância da literatura infanto-juvenil afro-brasileira nas bibliotecas escolares, com ênfase na promoção da diversidade cultural e religiosa. A análise se baseia no caso da Biblioteca Delta Selistre, utilizando uma abordagem metodológica mista, que inclui pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados revelam uma presença significativa de temáticas afro-brasileiras nos livros, refletindo sobre a cultura, história e religião afro-brasileiras, e demonstrando a importância dessas obras na formação cultural dos alunos e na criação de um ambiente inclusivo na biblioteca. A conclusão reforça o papel vital da literatura infanto-juvenil afro brasileira na educação e na construção de uma sociedade mais inclusiva, sugerindo a necessidade de aumentar sua visibilidade e integração nos currículos escolares. Desafios como a limitada disponibilidade de títulos e a expansão de temas dentro desta literatura são identificados, apontando para áreas de pesquisa futura.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on the relevance of Afro-Brazilian children's literature in school libraries, with an emphasis on the promotion of cultural and religious diversity. The analysis is based on the case of the Delta Selistre Library, using a mixed methodological approach, which includes quantitative and qualitative research. The results reveal a significant presence of Afro-Brazilian themes in the books, reflecting on Afro-Brazilian culture, history and religion, and demonstrating the importance of these works in the cultural formation of students and in the creation of an inclusive environment in the library. The conclusion reinforces the vital role of Afro-Brazilian children's literature in education and in the construction of a more inclusive society, suggesting the need to increase its visibility and integration into school curricula. Challenges such as the limited availability of titles and the expansion of themes within this literature are identified, pointing to areas for future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian literatureen
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectCultural diversityen
dc.subjectInclusive educationen
dc.titleO diagnóstico da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na promoção da diversidade cultural e religiosa em bibliotecas escolares : um estudo de caso na Biblioteca Delta Selistrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples