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dc.contributor.advisorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Shaiane Castro dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274224pt_BR
dc.description.abstractEste artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota.pt_BR
dc.description.abstractThis article carried out an analysis, from the perspective of students, of the impacts of Emergency Remote Teaching (ERE) in the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). A survey was elaborated regarding the conception of the students in this period of exceptionality. The collected data were analyzed using descriptive analysis, using univariate statistical techniques. The main scope used for data collection and analysis was the study carried out by Hodges et al. (2020). From the analysis of the answers, it was possible to identify the main worry of the students in this period were regarding the learning that remote disciplines could offer compared to face-to-face teaching, and the lack of contact with teachers and colleagues. The biggest contributions of the ERE were the flexibility of study schedules, as well as the consultation of asynchronous classes, and no need to commute to the university. This study contributed to future actions at UFRGS regarding the use of technological tools in the follow-up of classes and improvement of subjects attended remotely.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleImpactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the Coronavirus Pandemic on higher education : the case of the course of Accounting Sciences at UFRGSen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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