Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira
dc.contributor.advisor | Silva, Fabiano Couto Corrêa da | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Bruna Torres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:36:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274204 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é uma análise da representatividade da cultura brasileira inserida no jogo World of Warcraft e de sua influência na busca por conhecimento e valorização da cultura pelos jogadores. De caráter exploratório e descritivo a pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa revela um alto engajamento entre a comunidade gamer nas redes sociais, demonstrando o papel significativo dos jogos eletrônicos na cultura digital contemporânea. Os resultados indicam que o "World of Warcraft" serve como uma plataforma para a promoção da leitura e do conhecimento coletivo, destacando sua contribuição para a cultura gamer brasileira. A conclusão sugere que os jogos eletrônicos, particularmente o "World of Warcraft", são ferramentas potenciais na educação e na disseminação da cultura, incentivando a reflexão sobre seu papel na sociedade brasileira e identificando desafios e oportunidades para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study is an analysis of the representativeness of Brazilian culture in the game World of Warcraft and its influence on players' search for knowledge and appreciation of culture. It is exploratory and descriptive in nature, with a qualitative and quantitative approach. The research reveals a high level of engagement among the gamer community on social networks, demonstrating the significant role of electronic games in contemporary digital culture. The results indicate that "World of Warcraft" serves as a platform for promoting reading and collective knowledge, highlighting its contribution to Brazilian gamer culture. The conclusion suggests that electronic games, particularly "World of Warcraft", are potential tools for education and the dissemination of culture, encouraging reflection on their role in Brazilian society and identifying challenges and opportunities for future research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | World of Warcraft | en |
dc.subject | Brazilian Gamer Culture | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Electronic Games | en |
dc.subject | Educatio | en |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.title | Imersão virtual e cultura : desvendando a influência de 'World of Warcraft' na dinâmica cultural brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Witt, Amanda Santos | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198750 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Biblioteconomia (811)