Elaboração de dois arranjos autorais de musicas presentes em jogos de video game : articulações e influências
dc.contributor.advisor | Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jairo Batista da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T05:04:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273786 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo investigar as articulações e influências no desenvolvimento de dois arranjos autorais de músicas presentes em jogos de video game. A saber, Aerith, composta em 2023 (versão atual) e Requiem for the Gods, composta em 2022 (versão atual). Outras obras para piano, estudadas durante minha formação e trajetória pianística, influenciaram as minhas decisões no desenvolvimento dos dois arranjos que compus, analisei e discuti como parte de minha pesquisa de doutorado. A partir de uma adaptação do modelo ludomusicológico ALI (Affect, Literacy, Interactivity – Afeto, Alfabetização [midiática/musical], e Interatividade), originalmente desenvolvido por Elferen (2016), analisei os dois arranjos buscando criar conexões entre as áreas da ludomusicologia e da musicologia tradicional. Assim, propus uma adaptação do Modelo ALI, denominada por mim como Modelo Joystick Piano. Assumi a minha voz ativa (DOMENICI, 2012) como pianista, intérprete e autor dos dois arranjos. As narrativas dos games, cujas músicas estudadas estão presentes na tese, também influenciaram as minhas decisões de escrita das partituras, juntamente com as sugestões interpretativas, apontando sonoridades, agógicas e variações rítmicas diversas. Para o desenvolvimento dos meus argumentos, a metodologia envolveu princípios básicos da ludomusicologia extraídos de autores como Elferen (2016) e Fernández-Cortés (2021), e que foram aliados por mim a estudos sobre intertextualidade musical, baseados em Straus (1990) e Klein (2004). Considerando que seus conceitos foram adaptados aos estudos analíticos musicais (Rosen, 1980), autores como Kristeva (1974) e Barthes (1989) também são mencionados ao longo do texto. A partir dos meus conhecimentos e das minhas interações com os jogos digitais, bem como com as músicas que os fundamentam, a minha investigação contribui para gerar novas e mais fortes ligações entre a ludomusicologia e a musicologia tradicional, assim como também entre a dicotomia nas discussões sobre música erudita e música popular. Espero que o meu trabalho favoreça novas abordagens acadêmicas de repertórios situados fora dos padrões geralmente pré-estabelecidos, valorizando também as diversas obras musicais presentes nas artes midiáticas, como os jogos digitais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the articulations and influences on the development of two original arrangements of videogame songs, namely Aerith, composed in 2023 (current version) and Requiem for the Gods, composed in 2022 (current version). The piano works studied during my training and pianistic trajectory influenced my decisions for the construction of the two arrangements I composed, analyzed, and discussed as part of my doctoral written document. Based on an adaptation of the ALI ludomusicological model (Affect, Literacy [media/musical] and Interactivity), originally developed by Elferen (2016), I analyzed the two arrangements seeking to create connections between the areas of ludomusicology and traditional musicology. Thus, I proposed an adaptation of the ALI Model which I named as Joystick Piano Model. I assumed my active voice (DOMENICI, 2012) as a pianist, performer, and author of the two arrangements. The narratives for the games and their original songs, part of this DMA dissertation, also influenced my decisions to write my own versions along with interpretative suggestions, including special coloristic effects and rhythmic variations. For the development of my arguments, the basic tenets of ludomusicology extracted from authors such as Elferen (2016) and Fernández-Cortés (2021) were coupled with studies on musical intertextuality based on Straus (1990) and Klein (2004). Considering that their concepts have been adapted to musical analytical studies (Rosen, 1980), authors such as Kristeva (1974), and Barthes (1989) are also mentioned throughout the text. Departing from my knowledge and my interaction with the games as well as the music used to underly them, my research contributes to generate new and stronger connections between ludomusicology and traditional musicology. It also bridges the gap between classical music and popular music genres. I hope my work turns out to be a contribution to new modes of academic approaches to repertoires situated outside the mainstream and, based instead on musical works present in media arts, such as video games. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Original piano arrangements | en |
dc.subject | Arranjo musical | pt_BR |
dc.subject | Video game music | en |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Musical intertextuality | en |
dc.subject | Vídeo games | pt_BR |
dc.subject | Ludomusicology | en |
dc.subject | Joystick piano model | en |
dc.title | Elaboração de dois arranjos autorais de musicas presentes em jogos de video game : articulações e influências | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198266 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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