Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Nádia Novais dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T04:57:05Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273494pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar em cinco escolas de governo virtuais os aspectos estruturais das ações em capacitação da educação a distância (EAD). Por meio de análise documental, percebeu-se a predominância de cursos do estilo MOOC e instrutivistas. Os resultados foram categorizados em onze unidades de análise. Percebe-se que a EAD já é uma realidade entre as escolas de governo pesquisadas. No entanto, a pesquisa demonstra elementos significativos de que esses cursos massificados podem estar servindo apenas de apoio básico para a capacitação dos servidores públicos conforme as competências transversais propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na esfera federal. Há a identificação de nove tendências percebidas que permeiam a educação a distância apresentada pelas escolas. Sugere-se o repensar dos objetivos das escolas de governo e as potencialidades da EAD com finalidade de práticas mais democráticas.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to analyze the structural aspects of actions in distance education (EAD) training in five virtual government schools. Through document analysis, it was noticed the predominance of MOOC-style and instructivist courses. The results were categorized into eleven units of analysis. It is noticed that distance learning is already a reality among the surveyed government schools. However, the research demonstrates significant elements that these mass courses may be serving only as basic support for the training of public servants according to the transversal competences proposed for the National Policy for the Development of People at the federal level. There is the identification of nine perceived trends that permeate distance education presented by schools. It is suggested to rethink the objectives of schools of government and the potential of distance education with the aim of more democratic practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectSchool of governmenten
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectCross-cutting skillsen
dc.subjectMOOCen
dc.titleEscolas virtuais de governo : uma análise quanto a aspectos estruturais das ações de capacitaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples