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dc.contributor.advisorOliveira, Rejane Pivetta dept_BR
dc.contributor.authorPaulino, Renan Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T04:55:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272042pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo estudar de forma comparada os romances contemporâneos Compaixão (2009), da escritora estadunidense Toni Morrison, e Torto Arado (2019), do brasileiro Itamar Vieira Junior. Para compreender a forma como as narrativas dialogam uma com a outra, elas foram estudadas à luz do gênero “narrativas contemporâneas sobre escravidão”, vistas aqui como ferramentas para fabular vidas outrora impossíveis de serem vividas sob o regime escravocrata, ao mesmo tempo que retiram as máscaras que silenciaram por séculos as vozes da população negra. Ainda, os romances foram analisados levando em conta o conceito “literatura-terreiro”, pois ambos apresentam na sua construção uma forte presença das cosmologias Iorubá, principalmente o culto aos Orixás. A análise dos romances demonstrou uma interferência na performance de masculinidades de duas personagens, o ferreiro, em Compaixão, e Zeca Chapéu Grande, em Torto Arado. Tal aspecto se manifesta quando se atenta à impregnação, nas narrativas, da cosmologia Iorubá, cuja presença, nas sociedades pré-coloniais, não era orientada por divisões sociais de gênero. Ademais, percebeu-se que tanto Compaixão como Torto Arado são narrativas de encantamento do mundo, visto que prezam pela apresentação de ser, existir e resistir ao carrego colonial e suas noções de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims to study, from a comparative perspective, the contemporary novels Compaixão (2009) by the American writer Toni Morrison and Torto Arado (2019) by the Brazilian author Itamar Vieira Junior. To understand how these narratives engage with each other, they were examined in light of the neo-slave narratives genre, seen here as tools to fabricate lives otherwise impossible to live under the slave system, while also removing the masks that silenced the voices of the Black population for centuries. Additionally, the novels were analyzed considering the concept of terreiro-literature, as both present in their foundation a strong presence of Yoruba cosmologies, especially the worship of the Orishas within the diegesis. The analysis of the novels revealed an interference in the performance of masculinities of two characters, the blacksmith in Compaixão and Zeca Chapéu Grande in Torto Arado. This aspect becomes evident when considering the infusion of Yoruba cosmology in the narratives, where the presence of such cosmology in pre-colonial societies was not guided by gender based social divisions. Furthermore, it was noticed that Compaixão and Torto Arado are narratives of enchantment, as they value the presentation of being, existing, and resisting colonial burdens and its notions of gender.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMorrison, Toni, 1931-2019. A mercypt_BR
dc.subjectTerreiro-literatureen
dc.subjectVieira Junior, Itamarpt_BR
dc.subjectCrossroads Pedagogyen
dc.subjectCrooked Plowen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectA Mercyen
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titleDesmantelando o carrego colonial e suas noções de gênero : a cosmologia iorubá nas performances de masculinidade em compaixão e torto aradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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