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dc.contributor.advisorPupp Spinassé, Karenpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Daniel Zanchet dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:03:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271717pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, em nível de mestrado na área de Linguística Aplicada, objetiva investigar como a construção de podcasts pode contribuir direta ou indiretamente para a aprendizagem de alemão como Língua Adicional (LA) e para o Letramento Midiático de estudantes do Ensino Médio (EM). Assim, nos movimentamos em um paradigma qualitativo de pesquisa, em uma escola pública de Porto Alegre, com uma turma de 15 alunos de Alemão do 2º ano do EM (nível A1). Os estudantes, organizados em três grupos, foram convidados a construir pilotos de episódios de podcast em língua alemã sob a orientação de um projeto educativo desenvolvido em dois períodos de aulas semanais ao longo de cinco semanas. A geração de dados se deu por meio de gravação de arquivos de áudio com tablets, notas de observação e fotos. A análise foi feita com inspiração nos preceitos da Análise da Conversa (AC) e tomando por base teórica um elenco de conceitos advindos da teoria denominada Construcionismo bem como pressupostos do Letramento Midiático (LM). Ademais, também nos fundamentamos em conceitos como Consciência Grafofonêmina, Dificuldades da Tarefa de Fala e Repertório Linguístico (das teorias de Translanguaging e do Plurilinguismo). Com isso, os resultados apontam que, para produzirem os roteiros de podcast e fazerem a gravação dos pilotos, os alunos tiveram que se informar e deliberar sobre o universo dos podcasts, sobre formas de produzir seus roteiros, sobre sons da língua alemã e demais elementos dessa língua, além de aprender a lidar com aplicativos e usar os recursos para sanar empasses. Foram contribuições na aprendizagem de alemão e no Letramento Midiático dos sujeitos: a) o processo integral de construção do podcast, que perpassa os temas que dialogam com a individualidade e coletividade dos alunos (como grafite urbano, uma série da Netflix e um jogo online), o que destaca a dimensão construcionista sintônica; b) as aprendizagens de como aplicar da melhor forma os recursos tecnológicos disponíveis, evidenciando a dimensão sintática; c) a aplicação daquilo que sabiam na língua alemã, o descobrimento de novas estruturas frasais e de formação de palavras, o treinamento e repetição de sons, a associação das traduções, a percepção de semelhanças e de diferenças nos termos linguísticos, o que evidencia a dimensão semântica; d) a percepção de que uma língua (estrangeira ou não) pode ser empregada para comunicar acerca do assunto que for, o que exprime a dimensão pragmática; e e) a colaboração entre os estudantes em todas essas aprendizagens, expondo a dimensão social.pt_BR
dc.description.abstractThe present research, at the master's level in Applied Linguistics, aims to investigate how the construction of podcasts can directly or indirectly contribute to the learning of German as an Additional Language (AL) and to the Media Literacy of High School (EM) students. Thus, we move in a qualitative research paradigm, in a public school in Porto Alegre, with a class of 15 German students of the 2nd year of the EM (level A1). The students, organized into three groups, were invited to build podcast episode pilots in German under the guidance of a pedagogical project developed in two weekly class periods over five weeks. Data generation was done by recording audio files with tablets, observation notes and photos. The analysis was carried out following the precepts of Conversation Analysis (CA) and taking as a theoretical basis a set of concepts arising from the theory called Constructionism as well as assumptions of Media Literacy (LM). Furthermore, we are also based on concepts such as Graphophone Consciousness, Speech Task Difficulties and Linguistic Repertory (from Translanguage and Plurilingualism theories). Thus, the results indicate that, in order to produce the podcast scripts and record the pilots, the students had to inform themselves and deliberate about the universe of podcasts, about ways to produce their scripts, about the sounds of the German language and other elements. of that language, in addition to learning how to deal with applications and using the resources to solve impasses. Contributions to the learning of German and the Media Literacy of the subjects were: a) the integral process of building the podcast, which runs through themes that dialogue with the individuality and collectivity of students (such as urban graffiti, a Netflix series and an online game) , which highlights the syntonic constructionist dimension; b) learning how to best apply available technological resources, highlighting the syntactic dimension; c) the application of what they knew in the German language, the discovery of new sentence structures and word formation, the training and repetition of sounds, the association of translations, the perception of similarities and differences in linguistic terms, which demonstrates the semantic dimension; d) the perception that a language (foreign or not) can be used to communicate about any subject, which expresses the pragmatic dimension; and e) collaboration between students in all these learning processes, exposing the social dimension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (alemão)pt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleA construção de pilotos de podcast na aprendizagem de língua alemã e o letramento midiático : oralidade e tecnologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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