Frankito em chamas
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Matheus Medeiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T05:02:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271653 | pt_BR |
dc.description.abstract | No romance Frankito em chamas, um roteirista de cinema viaja a um pequeno balneário do litoral uruguaio para acompanhar a produção de um longa-metragem que escreveu. Sentindo que tudo pode dar errado a qualquer momento, ele se deixa envolver pelas intrigas do set, estabelecendo contato com seus colegas e absorvendo histórias e experiências alheias. A história transcorre ao longo de uma semana, no inverno de 2019, e é narrada em primeira pessoa por Felipe, a personagem central. A partir do conjunto estabelecido entre o ponto de vista de Felipe, suas experiências e as histórias que ouve, elabora-se uma investigação desse processo na criação de Frankito em chamas e, de modo mais abrangente, no ato de se narrar e ouvir histórias. De modo mais específico, parte-se do romance pronto para observar, em retrospecto, sua própria criação, tendo como norte as escolhas, tanto referentes a linguagem quanto de ordem narrativa, presentes no texto final. O que interessa a esse estudo não é a história como unidade fechada em que se acompanha uma perspectiva fixa, mas um processo acima de tudo dinâmico, em que interage um conjunto de entidades literárias inerentes ao texto – autor, narrador e personagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the novel Frankito em chamas, a screenwriter travels to a small beach town in the Uruguayan coast where a film he wrote is being shot. Feeling that everything could go wrong at any moment, he gets caught up in workplace intrigues, establishing contact with his colleagues and absorbing other people's stories and experiences. The story takes place over the course of a week, in the winter of 2019, and is narrated in first person by Felipe, the central character. From the set established between Felipe's point of view, his experiences and the stories he listens to, we formulate an investigation of this process in the context of creating Frankito em chamas and, more broadly, in the act of narrating and listening to stories. More specifically, we start from the finished novel to observe, in retrospect, its own creation, having as our guide the choices, both regarding language and narrative, present in the final text. What interests this study is not the story as a closed unit in which we follow a stationary perspective, but an overall dynamic process, in which occurs an interaction between a number of literary entities – author, narrator and character. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Creative writing | en |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Fiction | en |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Romance contemporaneo | pt_BR |
dc.subject | Contemporary novel | en |
dc.subject | Narrator | en |
dc.subject | Fictional character | en |
dc.title | Frankito em chamas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194801 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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