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dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Madeira de Castro ept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:22:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271028pt_BR
dc.description.abstractA atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em prol da implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no contexto da pandemia da covid-19 é o que se busca evidenciar neste artigo. A metodologia qualitativa baseou-se em revisão de literatura e em pesquisa documental, incluindo relatórios publicados pela referida Fundação sobre três ações desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022. O referencial teórico de apoio se constitui da produção acadêmica referente às parcerias público-privadas, com foco na atuação de fundações privadas na indução de políticas curriculares e de avaliação para a Educação Básica pública. As principais considerações do estudo apontam que as três ações, direcionadas a docentes e gestoras/es da Educação Infantil, visaram fortalecer uma cultura de adesão à lógica da Base Nacional Curricular, secundarizando as demandas postas pela pandemia para a primeira etapa da Educação Básica no período investigado.pt_BR
dc.description.abstractThe work of the Maria Cecilia Souto Vidigal Foundation in favour of the implementation of the National Common Curricular Base for Early Childhood Education in the context of the covid-19 pandemic is what we seek to highlight in this article. The qualitative methodology was based on a literature review and documentary research, including reports published by the Foundation on three actions developed between 2020 and 2022. The supporting theoretical framework consists of academic production regarding public-private partnerships, focusing on the role of private foundations in inducing curricular and assessment policies for public Basic Education. The main considerations of the study point out that the three actions, aimed at teachers and managers of Early Childhood Education, aimed to strengthen a culture of adherence to the logic of the National Curricular Base, secondary to the demands posed by the pandemic for the first stage of Basic Education in the period under study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Braga (Portugal). Vol. 23 (2023), e1134, p. 1-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazil’s National Common Core for early childhood educationen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEducational assessmenten
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectMaria Cecilia Souto Vidigal Foundationen
dc.subjectPandemicen
dc.titleBase Nacional Comum Curricular para a educação infantil : a atuação de uma fundação privada no contexto da pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194414pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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