Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:21:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1011-2251pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271020pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura. Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidospara quem está em processo detornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.pt_BR
dc.description.abstractEn este artículo, pretendemos instigar a los lectores a reflexionar sobre temas sensibles que permean la formación docente, especialmente en lo que se refiere a la importancia de cuidar las memorias de las instituciones educativas, constitutivas del tiempopresente. En este sentido, se destacó la experiencia desarrollada en el Archivo Histórico de la Faculdade de Educação/UFRGS y los desafíos que existen en el abordaje de la memoria institucional como tema que interesa a los jóvenes estudiantes de los cursos de graduación.Se hizo una defensa de las clases de Historia de la Educación, como asignatura en la que es posible desarrollar estrategias formativas que involucren las múltiples caras de los gestos de guardar, con vistas a que este componente curriculartenga sentido para quienes están en proceso de convertirse en profesores y que pueda reverberar en el futuro desempeño como docentes. Además, se problematizan cuestiones en torno a la constitución de Archivos, en interfaces con discusiones sobre memoria ypatrimonio educativo.es
dc.description.abstractIn this article, we try to instigate readers to reflect about sensitive themes that permeate the formation of teachers, especially regarding the importance of caring about the memories of educational institutions, since they are constitutive of the presentin which we live. In this sense, it was emphasized the experience developed in the Historical Archive of the Faculdade de Educação/UFRGS, as well as the challenges that exist in approaching the institutional memory as a theme that interests young studentsof undergraduate courses. A defense was made of the History of Education classes, as a subject in which it is possible to develop formative strategies that involve the multiple faces of the gestures of keeping, so that this curricular component makes sense to those who are in the process of becoming teachers and that can reverberate in their future performance as teachers. Furthermore, it seeks to problematize issues around the constitution of archives, in the interfaces with discussions about memory and educational heritage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofParadigma (Maracay). Vol. 44, n. 2 (jul. 2023), p. 485-505pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArchivos escolareses
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectArquivo escolarpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Historia de la Educaciónes
dc.subjectPatrimonio educativoes
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectHistoria de las instituciones educativases
dc.subjectSchool archivesen
dc.subjectTeaching the History of Educationen
dc.subjectEducational heritageen
dc.subjectHistory of educational institutionsen
dc.title“Raspas e restos me interessam” : Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisapt_BR
dc.title.alternative"Las sobras me interesan" : los archivos de instituciones educativas como espacios de preservación, enseñanza e investigaciónes
dc.title.alternative“Scraps and leftovers interest me" : archives of educational institutions as spaces of safekeeping, teaching and researcheen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194624pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples