Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorLima, Franciane Silva Cruz dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T03:28:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270663pt_BR
dc.description.abstractO presente texto de doutoramento compreende uma pesquisa do tipo intervenção de caráter exploratório e natureza qualitativa no campo da formação docente. O objetivo geral desta investigação foi desenvolver, discutir e analisar as potencialidades de uma ação, na perspectiva da formação acadêmico-profissional, sobre desenvolvimento atípico e a metodologia de Resolução de Problemas - RP, para (re)construção de conhecimentos em Educação Inclusiva e dos processos de ensinar e aprender Química e Ciências. Outrossim, objetivou-se: elaborar materiais didáticos para formação de professores sobre Educação Inclusiva, desenvolvimento atípico e RP; - investigar sobre as concepções e vivências dos sujeitos da pesquisa sobre as discussões norteadoras deste estudo relacionadas à Educação Inclusiva e a RP; - analisar os enunciados dos problemas que foram elaborados ao longo da ação de formação, para identificação/delimitação das características de um problema eficaz e inclusivo. A ação formativa, foco desta pesquisa, foi desenvolvida ao longo dos semestres 2019/02 e 2020/01, no ensino presencial, e em 2020/02, este já no ensino remoto emergencial. Os dados foram produzidos por meio de questionários respondidos por 32 sujeitos que participaram da pesquisa, 26 professores em formação e 6 professores da Educação Básica, além dos registros do diário de campo da pesquisadora, entrevistas semiestruturadas e dos enunciados dos problemas produzidos no curso pelos sujeitos. Os resultados foram analisados via triangulação dos dados, fazendo uso da análise de conteúdo, com a elaboração de categorias. A análise foi realizada à luz do referencial teórico de Lev S. Vigotski, da legislação brasileira relacionada à Educação Inclusiva e dos trabalhos de pesquisadores da área de formação de professores, como Júlio Emílio Diniz Pereira e Carlos Marcelo, assim como de pesquisadores em Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, como Gerson de Souza Mól e Anna Maria Canavaro Benite. A fim de aprofundar os conhecimentos acerca do tema, buscou-se, via revisão bibliográfica da literatura, analisar como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de Ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas para estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva, como aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou outro transtorno de aprendizagem. Os resultados obtidos foram triangulados nas categorias: Perfil profissional e Perfil Acadêmico dos sujeitos; Concepções e conceitos da Educação Inclusiva; Práticas docentes inclusivas; Vivências e possibilidades com a RP; e Problemas que podem ser eficazes e inclusivos. O conjunto de resultados sustenta a tese de que a ação de formação favoreceu a tomada de consciência sobre os princípios da Educação Inclusiva, a reflexão sobre a RP como uma possibilidade metodológica de viabilizar a implementação de tais propósitos, além de fomentar momentos de socialização, construção coletiva e colaborativa sobre os conceitos como capacitismo e desenvolvimento atípico. Os enunciados elaborados ao longo da ação de formação contemplam as características de um problema eficaz e podem ser considerados como recursos para favorecer a Educação Inclusiva no contexto do ensino e aprendizagem de Química e Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThe current doctoral text comprises an exploratory intervention-type research with a qualitative nature in the field of teacher training. The general objective of this investigation was to develop, discuss and analyze the potential of an action in the perspective of academic-professional training on atypical development and the methodology of Problem Solving - PS, for (re)construction of knowledge in inclusive education and the processes of teaching and learning. In addition, it aimed to elaborate didactic materials for teacher training, about inclusive education, atypical development and the Problem Solving methodology; - to investigate the conceptions and experiences of the research subjects about the discussions that guided this study, namely: Inclusive Education and the Problem Solving methodology; - to analyze the problem statements that were elaborated throughout the training action, for identification/delimitation of the characteristics of an effective and inclusive problem. The formative action, focus of this research, was developed throughout the semesters 2019/02 and 2020/01 in face-to-face teaching and in 2020/02 in emergency remote teaching. The data were produced through questionnaires answered by 32 subjects who participated in the research, 26 teachers in training and 6 basic education teachers, and by the records of the researcher's field diary, semi-structured interviews and the statements of the problems produced in the course. The results were built via data triangulation, from content analysis, with the development of categories and were analyzed in the light of the theoretical framework of Lev S. Vigotski, the Brazilian legislation on Inclusive Education, among researchers in the area of teacher training as Júlio Emílio Diniz Pereira and Carlos Marcelo, as well as researchers in inclusive education in science teaching as Gerson de Souza Mól and Anna Maria Canavaro Benite. In order to deepen the knowledge about the theme, we sought through a literature review to analyze how the perspective of Inclusive Education is being addressed in research in the area of Science and Chemistry Teaching, to identify pedagogical proposals for students with atypical development in the cognitive dimension, such as those with intellectual disabilities or multiple disabilities, syndromes, global developmental disorders, high abilities/super ability or other learning disorders. The results obtained and triangulated into the categories: Professional and academic profile of the subjects; Conceptions and concepts of inclusive education; Inclusive teaching practices; Experiences and possibilities with PS; and Problems that can be effective and inclusive. The set of results supports the thesis that the training action favored that the training action favored awareness about the principles of Inclusive Education, reflection on PS as a methodological possibility to enable the implementation of such purposes, in addition to fostering moments of socialization, collective and collaborative construction on concepts such as capacitism and atypical development. The statements elaborated throughout the training session include the characteristics of an effective and inclusive problem and can be considered as resources to favor inclusive education in the context of teaching and learning Chemistry and Science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudents with atypical developmenten
dc.subjectEnsino de Química e Ciênciaspt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectFormação de professores : Químicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.titleA resolução de problemas como metodologia de ensino para educação inclusiva : possibilidades para formação acadêmico-profissional de professores de química e ciênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001174355pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples