Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.contributor.authorRichit, Luiz Augustopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-23T03:31:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270527pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa que busca evidências para responder a seguinte questão norteadora: “Como o Modelo de Barras de Singapura influencia os futuros professores de matemática na elaboração de argumentos no contexto de frações?”. Para constituir dados para responder essa questão norteadora, foi organizada uma oficina intitulada “Frações e o Modelo de Barras de Singapura” oferecida aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. As gravações dos diálogos nos grupos de trabalho durante a realização da oficina foram transcritos e juntamente com os registros escritos forneceram as evidências para formulação de respostas à questão norteadora. As evidências obtidas durante essa atividade foram discutidas a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica através dos conceitos de Tratamento e Conversão. Como conclusão, encontrou-se que os licenciandos, ao pensarem em suas intervenções docentes, seguem uma abordagem guiada por tratamentos numéricos próprios do contexto de frações. Também foi possível observar que, quando analisaram a resposta de um aluno, os licenciandos manifestaram prioridade dos tratamentos numéricos na atribuição da interpretação do estudante. Por outro lado, ao empregarem e produzirem representações pictóricas com o Modelo de Barras, os licenciandos ultrapassam a abordagem guiada por tratamentos numéricos e transitam pelas representações estabelecendo conexões entre tratamentos pictóricos e numérico-aritméticos. Sob essa perpectiva, destaca-se a relevância das Conversões e coordenação de distintas representações para ultrapassar argumentos baseados principalmente em tratamentos numéricos e o enriquecimento desse processo por meio do Modelo de Barras.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a research aimed at providing evidence to address the following guiding question: “How does the Singapore Bar Model influences future mathematics teachers in formulating arguments within the context of fractions?”. To gather data that could answer this guiding question was organized a workshop titled “Fractions and the Singapore Bar Model”, which was offered to students in the Mathematics Degree course at UFRGS. The dialogues within the working groups during the workshop were transcribed, and in conjunction with written records, they provided evidence to formulate responses to the guiding question. The evidence collected during this activity was discussed using the Theory of the Registers of Semiotic Representation, through on the concepts of Treatment and Conversion. As a conclusion, it was found that undergraduates, when thinking about their teaching interventions, follow an approach guided by numerical treatments proper to the context of fractions. It was also possible to observe that, when analyzing a student’s response, the undergraduates expressed priority of numerical treatments in student’s interpretation attribution. On the other hand, when employing and producing pictorial representations with the Bar Model, the undergraduates go beyond the issue of Treatments and transit through representations, establishing connections between pictorial and numerical-arithmetical treatments. From this perspective, the relevance of Conversions and coordination of different representations is highlighted to overcome arguments based mainly on Treatments and the enrichment of this process through the Bar Model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFracionsen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTeoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.subjectFuture mathematics teachersen
dc.subjectSingapore Bar Modelen
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectTheory of the registers of semiotic representationsen
dc.titleFrações e o modelo de barras de Singapura : uma análise semiótica das argumentações de futuros professores de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples