Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMoura, Anderson Freitas dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-23T03:29:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270522pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper aims to analyze the contributions, potential, and limitations of the augmented reality feature of the GeoGebra software in the study of solids of revolution. This is a qualitative study based on theoretical references such as Digital Technologies in Mathematics Teaching and Learning, Dynamic Mathematics and Augmented Reality. To this end, a sequence of activities was organized, which were applied in four meetings with students in their third year of secondary school in a public school in Viamão – RS. Analysis of the research data showed that the use of GeoGebra's augmented reality software helped with the spatial visualization of mathematical objects and the dynamism of geometric constructions, as well as providing a relaxed and challenging environment for students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolids of revolutionen
dc.subjectSólido de revoluçãopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectMathematical dynamicsen
dc.subjectMatemática dinâmicapt_BR
dc.subjectSpatial geometryen
dc.titleEntre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189495pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples