A experiência no ateliê jardim de histórias : um dispositivo que faz o convite às narrativas de si
dc.contributor.advisor | Paixão, Dilmar Xavier da | pt_BR |
dc.contributor.author | Zampieron, Gabriel de Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-02T03:24:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267890 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ateliê Jardim de Histórias é um dispositivo de trabalho proposto pelo Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPPEC/UFRGS) como ação de extensão universitária e pesquisa que investiga o papel das narrativas ficcionais no enfrentamento à dor crônica desde 2017, no Setor de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O método utilizado neste dispositivo privilegia o relato espontâneo de vivências comuns e únicas dos participantes do projeto em um espaço de diálogo coletivo, de modo a tornar cada integrante narrador de si e, com isso, almeja melhorar as condições de vida dos que sofrem de dor crônica. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir da vivência nesse projeto, no período de 1o de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, como graduando do curso de enfermagem da UFRGS, bolsista de iniciação científica e pesquisador no dispositivo Ateliê Jardim de Histórias. Além, buscou- se fazer um resgaste histórico da criação do referido dispositivo, descrever seu método de abordagem e refletir sobre seu valor como prática e como pesquisa para a qualificação das atividades do profissional enfermeiro. Para tanto, o presente trabalho se apoiou em materiais autorais dos pesquisadores do Ateliê Jardim de Histórias, devidamente autorizados, produzidos e registrados desde sua invenção em 2015, passando por sua inscrição oficial em 2017, até 31 de julho de 2019. A análise e reflexão do material produzido pelo grupo de pesquisa permitiu descrever o Ateliê Jardim de Histórias, refazendo o caminho de construção desse dispositivo no HNSC, além de elencar os elementos constitutivos de seu método e funcionamento. Este percurso na elaboração do trabalho conduziu a autores do campo da Educação e da Saúde, tais como Paulo Freire e Emerson Merhy, que contribuíram para uma discussão sobre a pertinência do Ateliê para o trabalho do enfermeiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo não disponível. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Social dialogue | en |
dc.subject | Diálogo social | pt_BR |
dc.subject | Nurse's role | en |
dc.subject | Cuidados paliativos | pt_BR |
dc.subject | Papel do Enfermeiro | pt_BR |
dc.subject | Palliative care | en |
dc.title | A experiência no ateliê jardim de histórias : um dispositivo que faz o convite às narrativas de si | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fröhlich, Cláudia Bechara | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171720 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Enfermagem (1140)