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dc.contributor.advisorGonçalves, Flávio Robertopt_BR
dc.contributor.authorEspíndola, Mauro Bomfimpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:24:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267754pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma sondagem sobre os elementos processuais, formais e conceituais do projeto ANIMALIS IMAGINIBVS a partir da análise das biogravuras, enquanto prática de gravura experimental; as contiguidades derivadas de sua materialidade em forma de objetos nos contracampus; suas provocações com a ilustração científica editadas nos codicis; e aborda a presença de Emanoel Leichter, heterônimo que responde por esses procedimentos, previamente interligados à coleta e observação de animais encontrados sem vida ao redor do estúdio no Moinho da Capivara. Ao longo do estudo são apontados aspectos protoprocessuais, heteronímicos e plurissimétricos, voltados respectivamente para um olhar retrospectivo, para a despersonalização e para o pensamento diagramático, além de sugerir similitudes e contraposições, questões articuladas na forma de um sistema poético-pictórico sobre a tríade arte-ciência-natureza, desdobramentos que incluem a apropriação da ideia de coleção científica e um olhar oblíquo sobre o estúdio enquanto potencial espaço de ativação de trabalho e fruições compartilhadas. Busca-se estabelecer, no escopo da escrita, comparações e atravessamentos colaterais com referências poéticas, críticas, subjetivas, encontradas em uma circularidade multiforme e entremeada por Fernando Pessoa, Charles Peirce, Joan Fontcuberta, Daiana Schröpel, Alberto Baraya, Pesi Girsch, Mark Dion e Antônio Bispo dos Santos, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThe current research proposes a survey of the processual, formal and conceptual elements of the project ANIMALIS IMAGINIBVS based on the analysis of biogravuras, as an experimental printmaking practice; the contiguities derived from its materiality in the form of objects in the contracampus; its provocations with scientific illustration edited in the codicis; and addresses the presence of Emanoel Leichter, the heteronym who is responsible for those procedures previously interconnected to the action of collecting and observing animals found lifeless around the studio at Moinho da Capivara. Throughout this study, protoprocessual, heteronymic and plurisymmetric aspects are pointed out, related, respectively, to a retrospective gaze, to depersonalization and to diagrammatic thinking, as well as to suggest questions, similarities and contrasts, articulated in the form of a poetic-pictorial system about the triad art-science-nature, unfolding repercussions that include the appropriation of the idea of scientific collection and a obliquely view about the studio as a potential space for activating work and shared fruitions. The intention is to establish, within the scope of the text, comparisons and collateral crossings with poetic, critical and subjective references, found in a multifaceted circularity interspersed by Fernando Pessoa, Charles Peirce, Joan Fontcuberta, Daiana Schröpel, Alberto Baraya, Pesi Girsch, Mark Dion e Antônio Bispo dos Santos, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte : Cienciapt_BR
dc.subjectBioprintingen
dc.subjectArt-science-natureen
dc.subjectArte : Naturezapt_BR
dc.subjectProtoprocessualityen
dc.subjectHeteronímiapt_BR
dc.subjectHeteronymyen
dc.subjectGravura experimentalpt_BR
dc.subjectProcesso artísticopt_BR
dc.subjectPlurisymmetryen
dc.titleAnimalis Imaginibvs : biogravuras, contracampus e codicis de Emanoel Leichterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188449pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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