Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Jonas Pazapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267330pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho pretende tratar da temática da juventude e escolarização, buscando investigar dentro de uma perspectiva sociológica, a partir do ponto de vista dos discentes, em que medida a disciplina de projetos de vida no ensino médio, dialoga com o que seriam os seus possíveis projetos de vida para o futuro, em que medida esta disciplina os auxilia na problematização e construção de seus projetos. O trabalho tem por base, uma pesquisa de caráter qualitativo visando investigar as percepções de docentes e discentes quanto aos novos itinerários introduzidos no novo currículo implementado no ensino médio, especialmente a disciplina de Projetos de vida no ensino médio cujo o foco, em tese seria prepara o jovem para o futuro, identificando as percepções dos professores que lecionam a disciplina e os estudantes quanto as possíveis contribuições das experiências escolares para seus projetos de vida, as mudanças decorrentes da implementação do novo ensino médio e sobre tudo a disciplina de projetos de vida na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to deal with the theme of youth and schooling, seeking to investigate within a sociological perspective, from the students' point of view, to what extent the discipline of life projects in high school dialogues with what would be their possible projects of life for the future, to what extent this discipline helps them in problematizing and building their projects. The work is based on a qualitative research aimed at investigating the perceptions of teachers and students regarding the new itineraries introduced in the new curriculum implemented in high school, especially the discipline of Life Projects in high school whose focus, in theory, would be to prepare the youth for the future, identifying the perceptions of the teachers who teach the discipline and the students regarding the possible contributions of school experiences to their life projects, the changes resulting from the implementation of the new high school and, above all, the discipline of life projects in school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLife projectsen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectYouthen
dc.subjectJovem : Trabalhopt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.titleProjetos de vida na escola e na vida : as relações entre o novo ensino médio e o futuro dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples