Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
dc.contributor.advisor | Pavani, Daniela Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Sheila Savedra da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T03:23:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267088 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. Pretende-se que as informações e conhecimentos trabalhados com os alunos possam propagar em sua comunidade, junto de seus amigos, familiares e vizinhos, ações de separação e reaproveitamento do lixo contribuindo para melhorar a qualidade ambiental do bairro. Desta forma deseja-se incentivar a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos por parte da comunidade escolar sobre a utilização de recursos naturais. A sequência didática procura sensibilizar os alunos por meio de vídeos, apresentação de slides sobre a temática da poluição causada pelo lixo domiciliar, de dinâmica com a montagem de uma campanha de incentivo para o reaproveitamento do lixo e a separação do lixo, uso jogos que demonstram o caminho da reciclagem e do lixo doméstico. Assim, busca-se estimular uma reflexão sobre a responsabilidade ética de cada cidadão sobre o seu lixo e de tornar-se está uma questão pública envolvendo toda a comunidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a didactic strategy, developed under the Specialization Science is 10!, which aims to carry out actions to raise awareness among students about the generation and disposal of household waste. It is intended that the information and knowledge worked with students can spread in their community, with their friends, family and neighbors, actions of separation and reuse of garbage, contributing to improve the environmental quality of the neighborhood. In this way, the aim is to encourage a change in attitudes and the formation of new habits by the school community regarding the use of natural resources. The didactic sequence seeks to sensitize students through videos, slideshows on the theme of pollution caused by household waste, dynamics with the assembly of an incentive campaign for the reuse of garbage and the separation of garbage, using games that demonstrate the path of recycling and household waste. Thus, it seeks to stimulate a reflection on the ethical responsibility of each citizen about their waste and becoming a public issue involving the entire community. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Uso de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Household garbage | en |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Pedagogical moments | en |
dc.title | Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rockembach, Caroline Tuchtenhagen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166158 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)