Desenvolvimento de dispositivo para o estímulo da percepção tátil e ensino do sistema braille a pessoas com cegueira adquirida
dc.contributor.advisor | Oliveira, Mariana Pohlmann de | pt_BR |
dc.contributor.author | Einsfeld, Lucas de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-11T03:26:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267066 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil, desenvolvido para pessoas com deficiência visual. Entretanto, quando a aprendizagem deste sistema é realizada na fase adulta, é possível que ocorram dificuldades, devido a baixa percepção tátil na ponta dos dedos. Ademais, doenças como Diabetes Mellitus, podem causar tanto retinopatia diabética, que acarreta cegueira, quanto neuropatia periférica, que ocasiona diminuição da sensibilidade em membros, como mãos e pés. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento, a partir de técnicas de fabricação digital, de um dispositivo de baixo custo, para a facilitação da aprendizagem do sistema Braille, principalmente a pessoas com cegueira adquirida. Para o trabalho, é proposto uma metodologia de projeto, centrada no usuário, dividida em três macro etapas: inspiração, ideação e implementação. Na primeira etapa é realizado o levantamento de dados, por meio de diferentes ferramentas e na etapa de ideação é realizada a análise dos dados, a elaboração de conceito e a geração e seleção de alternativas. Na última etapa, é feita a elaboração de mockups para testes junto aos usuários, bem como a modelagem, especificação técnica, documentação e construção de modelo funcional. Para o desenvolvimento das peças, foram utilizadas as técnicas de corte a laser, impressão 3D FFF e eletroerosão a fio. Para a fase anterior à aprendizagem do sistema tátil, onde é necessária a realização do treinamento sensorial, foram projetados sólidos de diferentes geometrias e dimensões e tabuleiros para encaixe de peças texturizadas. Para o ensino do Braille, foram desenvolvidos objetos magnéticos de encaixe, para a formação de palavras e execução de exercícios sobre uma base metálica. Dessa forma, visando à composição de um kit de ensino, os objetos foram reunidos em uma caixa de acondicionamento interativa, por meio de um sistema eletrônico de audiodescrição. A participação dos usuários com cegueira e profissionais da área, durante a elaboração do projeto, amparou o desenvolvimento de um produto que pode facilitar o processo de aprendizagem do Braille às pessoas com cegueira adquirida, demonstrando, através dos testes realizados, o manuseio facilitado. Ademais, a partir do desenvolvimento de produtos para o ensino do Braille, é possível valorizar e disseminar a utilização do sistema de leitura e escrita tátil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Braille is a tactile writing and reading system developed for people with visual impairments. However, when learning this system is carried out in adulthood, difficulties may occur due to poor tactile perception at the fingertips. Furthermore, diseases such as Diabetes Mellitus can cause both diabetic retinopathy, which causes blindness, and peripheral neuropathy, which causes decreased sensitivity in limbs, such as hands and feet. Therefore, the objective of this work is the development, using digital manufacturing techniques, of a low-cost device to facilitate learning the Braille system, especially for people with acquired blindness. For the work, a user-centered project methodology is proposed, divided into three macro stages: inspiration, ideation and implementation. In the first stage, data collection is carried out using different tools and in the ideation stage, data analysis, concept development and generation and selection of alternatives are carried out. In the last stage, mockups are prepared for testing with users, as well as modeling, technical specification, documentation and construction of a functional model. To develop the parts, laser cutting, FFF 3D printing and wire electroerosion techniques were used. For the phase prior to learning the tactile system, where sensory training is necessary, solids with different geometries and dimensions and trays were designed to fit textured pieces. To teach Braille, magnetic snap-on objects were developed to form words and perform exercises on a metal base. Thus, aiming to compose a teaching kit, the objects were gathered in an interactive packaging box, using an electronic audio description system. The participation of users with blindness and professionals in the field, during the preparation of the project, supported the development of a product that can facilitate the process of learning Braille for people with acquired blindness, demonstrating, through the tests carried out, easier handling. Furthermore, through the development of products for teaching Braille, it is possible to enhance and disseminate the use of the tactile reading and writing system. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Braille | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Acquired blindness | en |
dc.subject | Tactile perception | en |
dc.subject | Percepção tátil | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Desenvolvimento de dispositivo para o estímulo da percepção tátil e ensino do sistema braille a pessoas com cegueira adquirida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001187676 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design de Produto | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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