Acesso e tratamento de crianças com transtorno do espectro autista na saúde pública : implicações e barreiras : uma revisão narrativa
dc.contributor.advisor | Rosa, Roger dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Pâmela Paola Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T03:25:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266446 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de examinar o acesso ao tratamento de crianças com TEA no Sistema Único de Saúde (SUS), a rede de saúde pública do Brasil. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvi-mento que pode causar prejuízos significativos nas áreas de comunicação, interação social, comportamento e interesses restritos. O tratamento precoce exerce influência significativa no prognóstico do espectro, especialmente na aquisição e desenvolvi-mento das habilidades de linguagem, cognição e comportamento. No entanto, o SUS enfrenta desafios para fornecer tratamento adequado a essas crianças devido à com-plexidade presente no espectro. Muitas famílias recorrem à judicialização da saúde como meio de acesso ao tratamento. O estudo teve como objetivo analisar implica-ções e barreiras enfrentadas no acesso ao tratamento de crianças com transtorno do espectro autista na rede pública de saúde. Ao identificar e compreender as dificulda-des enfrentadas no acesso ao tratamento de crianças com autismo, esse trabalho busca contribuir para a efetividade das intervenções oferecidas pelos serviços de sa-úde. Para este trabalho, foi realizada uma revisão narrativa de literatura, adotando uma abordagem qualitativa para analisar a relação entre o acesso ao tratamento de crianças com TEA na saúde pública e as implicações e barreiras enfrentadas. A busca incluiu os motores de busca Scielo e Pubmed, e critérios de exclusão/inclusão foram aplicados, resultando em seis artigos selecionados. O estudo reiterou que a demora nos atendimentos, a fragmentação dos serviços de saúde e a falta de coordenação entre instâncias prejudicam o acesso e o tratamento eficaz. Além disso, a ausência de diretrizes unificadas para o cuidado das pessoas com autismo no SUS cria desafios adicionais. A conscientização precoce sobre o autismo, a capacitação dos profissio-nais de saúde e a coordenação entre diferentes setores emergiram como medidas fundamentais para superar essas barreiras e garantir a saúde integral das crianças com autismo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Acesso aos serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Política de saúde | pt_BR |
dc.subject | Direito à saúde | pt_BR |
dc.title | Acesso e tratamento de crianças com transtorno do espectro autista na saúde pública : implicações e barreiras : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177383 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Saúde Pública | pt_BR |
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Ciências da Saúde (1511)