Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Carolina Medina dapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:43:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266183pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o posicionamento experimental de jovens artistas vinculados ao Instituto de Artes da UFRGS, durante o final dos anos 1970, que se colocaram na contramão e ousaram desafiar os padrões conservadores predominantes no cenário artístico de Porto Alegre. Sob a liderança de figuras como Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) e Simone Michelin (1956), esse grupo realizou uma série de proposições artísticas que exploravam múltiplas linguagens, predominantemente relacionadas à arte contemporânea, como Arte Correio, Arte Conceitual e a Arte Pop. Por meio de pesquisa em arquivos e entrevistas, o estudo teve como objetivo principal reunir documentos que retratassem as ações desse grupo, contextualizando-as dentro do panorama político e cultural da época. Além disso, buscou-se compreender as estratégias utilizadas pelos jovens artistas para difundir e legitimar suas produções, bem como investigar o impacto dessas experiências na introdução da arte contemporânea em Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the experimental positioning of young artists associated with the Institute of Arts at UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) during the late 1970s. These artists went against the grain and dared to challenge the prevailing conservative standards in the art scene of Porto Alegre. Under the leadership of figures like Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) and Simone Michelin (1956), this group carried out a series of artistic propositions that explored multiple languages, predominantly related to contemporary art, such as Mail Art, Conceptual Art, and Pop Art. Through archival research and interviews, the study's main objective was to gather documents that portrayed the actions of this group, contextualizing them within the political and cultural landscape of the time. Additionally, the research aimed to understand the strategies used by young artists to disseminate and legitimize their productions, as well as investigate the impact of these experiences on the introduction of contemporary art in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subjectArt system in Rio Grande do Sulen
dc.subjectArte postalpt_BR
dc.subjectMail Arten
dc.subjectConceitualismopt_BR
dc.subjectConceptualismsen
dc.subjectExperimentalismen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectArtistaspt_BR
dc.subjectYoung artists of the 1970sen
dc.subjectArte : Anos 1970-9pt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul : Artept_BR
dc.titleRelinguagens : artistas na contramão no cenário artístico de Porto Alegre, nos anos 1976-1980pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186425pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples