Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMauch, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Júliapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:38:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266006pt_BR
dc.description.abstractO crescimento da popularidade de produções audiovisuais enquadradas no gênero true crime fez com que essas produções passassem a integrar-se em um espaço de conflito entre narrativas sobre acontecimentos históricos. A Netflix, no ano de 2022, lançou duas produções próprias abordando a vida e os crimes de Jeffrey Dahmer, um serial-killer norteamericano, sendo elas “Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story” (em setembro de 2022) e a série “Conversations with a killer: The Jeffrey Dahmer Tapes” (em outubro de 2022), sendo que a primeira obteve grande repercussão nas redes sociais, batendo recordes de visualizações. A partir deste contexto, o presente trabalho objetivou compreender quais relações são estabelecidas entre consumidores do true crime e aspectos como crime, justiça, serial-killers, polícia, racismo, homofobia e o próprio consumo, tendo como objetivos específicos: contextualizar historicamente o surgimento dos audiovisuais sobre crimes reais a partir da teoria da indústria cultural; revisar a bibliografia da área da comunicação para embasar a análise fílmica das produções citadas; realizar a análise fílmica da forma e do conteúdo de ambas as séries, destacando escolhas narrativas dos diretores; consultar, catalogar e analisar comentários publicados em discussões da comunidade r/DahmerNetflix na rede social Reddit. Para extração de dados, classificação e interpretação, foram criados métodos adequados ao caráter empírico e exploratório desta pesquisa, sendo que a partir da seleção de 11 tópicos de discussão da comunidade, 765 comentários foram categorizados em planilhas do Excel, nas quais foi aplicada formatação condicional para evidenciar comentários com maior aprovação da comunidade e foi realizada a análise qualitativa dos dados obtidos, através de leitura superficial. A análise das interações resultou em uma relação ambígua entre estes consumidores e a atuação da justiça e da polícia, além de indicarem um consumo intenso de materiais sobre serial-killers, evidenciado pela grande e diversa quantidade de informações publicadas pelos usuários. Foram encontrados ainda pontos de afastamento entre a teoria e o que foi observado na comunidade em relação ao consumo acrítico do entretenimento voltado para as massas.pt_BR
dc.description.abstractThe growing popularity of audiovisual productions framed in the true crime genre has integrated these productions into a space of conflict between narratives about historical events. Netflix, in 2022, launched two productions of its own addressing the life and crimes of Jeffrey Dahmer, an American serial killer, namely “Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story” (in September 2022) and the series “Conversations with a killer: The Jeffrey Dahmer Tapes” (in October 2022), being that the first of them had great repercussions on social networks, breaking broadcasting records. From this context, the present work aimed to understand which relationships are established between consumers of true crime and aspects such as crime, justice, serial killers, police, racism, homophobia and consumption itself, having as specific objectives: to historically contextualize the emergence of audiovisuals about real crimes based on the theory of the cultural industry; review the literature in the area of communication to support the film analysis of the cited productions; perform a film analysis of the form and content of both series, highlighting the directors' narrative choices; consult, catalog and analyze comments published in discussions of the r/DahmerNetflix community on the social network Reddit. For data extraction, classification and interpretation, suitable methods were created for the empirical and exploratory nature of this research, and from the selection of 11 community discussion topics, 765 comments were categorized in Excel spreadsheets, in which conditional formatting was applied to highlight comments with greater approval from the community and a qualitative analysis of the data obtained was carried out through superficial reading. The analysis of interactions resulted in an ambiguous relationship between these consumers and the actions of justice and the police, in addition to indicating an intense consumption of materials about serial killers, evidenced by the large and diverse amount of information published by users. There were also points of separation between the theory and what was observed in the community in relation to the uncritical consumption of entertainment aimed at the masses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNetflixpt_BR
dc.subjectTrue crimeen
dc.subjectCrimept_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.subjectAudiovisual : Produçãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.titleSerial-killers em cena : a relação entre narrativas criminais e o compartilhamento de modos de pensar e consumir o crime e a justiçapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples