Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Ismael Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:37:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265995pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva investigar a configuração do princípio de verossimilhança em São Bernardo, de Graciliano Ramos, a fim de apreender as fissuras que estruturam a narrativa e colocá-las em tensão com a tradição do romance brasileiro na conjuntura dos anos 1930. Para tanto, como parte do escopo deste estudo, procuro observar como a fortuna crítica, de modo geral, elaborou o problema do ponto de vista do narrador, em diferentes contextos e com diversas bases teóricas. A minha hipótese é de que São Bernardo é composto por um jogo estético de espelhamento, a partir do qual põe em evidência uma fratura histórica diante à política da forma. Com isso, e com base no diálogo com diferentes críticos, a presente dissertação busca analisar o romance examinando os modos de inflexão do problema da verossimilhança em relação ao substrato lutuoso da narrativa e ao projeto de formação do estado nacional moderno, ambos mediados pela forma estética.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate how the principle of verisimilitude is set in the novel São Bernardo, by Graciliano Ramos. This is done with the aim of capturing the fissures that structurate the narrative and analyze them by questioning the tradition of the Brazilian novel during the 1930s. For such, as part of the range of this study, I intend to observe how the literary critic (generally speaking) has elaborated the issue of the narrator’s point of view in different contexts and through various theoretical currents. My hypothesis is that São Bernardo is composed by an aesthetical mirroring set, from which a historical fracture is made visible in the political texture of the novel’s form. Besides, it can be observed how the structure of the novel does not allow an immediate reading, denouncing the reification of a certain critical paradigm. That way, the present dissertation aims to analyze the novel by examining how the problem of verisimilitude is inflected regarding the grieving core of the narrative and the project of creating a national modern state, both mediated by the aesthetical form.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraciliano Ramosen
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953. São Bernardopt_BR
dc.subjectSão Bernardoen
dc.subjectVerossimilhancapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectVerisimilitudeen
dc.subjectVerossimilhancapt_BR
dc.subjectPolitics of formen
dc.subjectReificationen
dc.titleA verossimilhança é toda a verdade : uma leitura de São Bernardo, de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186343pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples