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dc.contributor.advisorGerling, Fredi Vieirapt_BR
dc.contributor.authorCalloni, Brigittapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T03:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265225pt_BR
dc.description.abstractNesta tese defendemos que o desenvolvimento técnico ao violino está ligado ao desenvolvimento de funções psíquicas superiores e à aquisição de conceitos. Através das lentes da psicologia histórico-cultural, analisamos o desenvolvimento técnico, com foco na técnica de mão esquerda, a partir dos aportes da literatura técnico-pedagógica para o violino, buscando encontrar raízes comuns aos problemas abordados por diferentes autores e a suas propostas de trabalho para a aquisição do domínio da técnica de mão esquerda. Na pedagogia da performance musical o desenvolvimento da técnica, conjunto de habilidades relacionadas à atuação motora e postural do instrumentista, ocupa um lugar central. O desenvolvimento destas habilidades, por sua vez, requisita e ao mesmo tempo produz certo desenvolvimento no plano psíquico. Expusemos a formulação da teoria histórico-cultural por Lev Vigotski a fim de esclarecer o ponto de partida ontológico e epistemológico desta perspectiva em relação ao desenvolvimento das capacidades tipicamente humanas dos indivíduos. Compreendemos que tanto as habilidades motoras e posturais quanto os processos psíquicos relacionados com a performance ao violino são aquisições culturais de caráter histórico. A partir da exposição das bases fundamentais dessa perspectiva teórica, intentamos transpor seus postulados para a área do desenvolvimento da técnica violinística, localizando os processos que caracterizam o desenvolvimento das funções psíquicas superiores também no desenvolvimento técnico, traçando, em especial, paralelos entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento musical. Apoiamo-nos nos aportes de Alexei Leontiev acerca da estrutura da atividade humana, que oferecem um paradigma teórico apropriado para abordar os problemas referentes às ações motoras complexas. Discutimos a importância da aquisição de conceitos e sua ligação com os processos atencionais e perceptivos para o desenvolvimento técnico. Abordamos características das funções psíquicas sensação, percepção, memória e imaginação e seu papel na aquisição da técnica violinística.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis, we argue that technical development on the violin is linked to the development of higher mental functions and the acquisition of concepts. Through the lens of historical-cultural psychology, we analyze the technical development, focusing on left-hand technique, based on the contributions of the technical-pedagogical literature for the violin, seeking to find common roots to the problems addressed by different authors and their proposals for work to acquire mastery of the left-hand technique. In the pedagogy of musical performance, the development of technique, a set of skills related to the instrumentalist's motricity and posture, occupies a central place. The development of these skills, in turn, requires and at the same time produces a certain development on the psychological level. We expound the formulation of the cultural-historical theory by Lev Vygotsky in order to clarify the ontological and epistemological starting point of this perspective concerning the development of the typically human capacities of individuals. We understand that both the motor/postural skills and the psychic processes related to violin performance are cultural acquisitions of a historical nature. From the exposition of the fundamental bases of this theoretical perspective, we intend to transpose its postulates to the area of the development of violin technique, locating the processes that characterize the development of higher mental functions also in technical development, tracing, in particular, parallels between the development of language and musical development. We rely on Alexei Leontiev's contributions on the structure of human activity, which offer an appropriate theoretical paradigm to address problems related to complex motor actions. We discuss the importance of concept acquisition and its connection with attentional and perceptive processes for technical development. We address characteristics of the mental functions sensation, perception, memory and imagination and their role in the acquisition of violin technique.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolino : Técnicapt_BR
dc.subjectViolin techniqueen
dc.subjectViolino : Pedagogiapt_BR
dc.subjectViolin pedagogyen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectMusical performance pedagogyen
dc.subjectCultural-historical psychologyen
dc.titleDesenvolvimento da técnica de mão esquerda do violino : uma análise da literatura pedagógica a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001177146pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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