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dc.contributor.advisorAraújo, Marcos Viníciuspt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Jeias Silvestre Silva dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-23T03:36:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265120pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo trazer características da prática de dedilhados ternários e a sua relação com os dedilhados binários na execução de escalas ao violão. A fim de situar o objeto do presente estudo no escopo sugerido por Ray (2011), inicialmente buscou-se entender o percurso da técnica em sua origem fundamental até às técnicas oriundas nos séculos XX e XXI, nomeadas técnicas estendidas/expandidas debruçados no referencial teórico metodológico, buscamos parâmetros vinculados à prática escalar. Souza Barros (2008) e Palmer (2012) orientaram o traçado de parâmetros através dos seus respectivos trabalhos. A pesquisa resultou num estudo de caso, que contou com a participação de dois violonistas em nível de pós-graduação, gerando dados avaliados a partir da análise temática dos mesmos. Os resultados apontam para a uma tendência à semelhança nos modos de preparação da performance escalar em ambos cenários a partir da observação da presença de parâmetros de uso de dedilhados presentes na literatura sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to bring characteristics of the practice of ternary fingerings and their relationship with binary fingerings in the execution of scales on the guitar. In order to situate the object of this study within the scope suggested by Ray (2011), initially, we sought to understand the course of the technique from its fundamental origin to the techniques that originated in the 20th and 21st centuries, named extended/expanded techniques based on the theoretical methodological framework, we looked for parameters linked to climbing practice. Souza Barros (2008) and Palmer (2012) guided the tracing of parameters through their respective works. The research resulted in a case study, which had the participation of two graduate-level guitarists, generating data evaluated from their thematic analysis. The results point to a tendency towards similarity in the ways of preparing scalar performance in both scenarios from the observation of the presence of parameters of use of fingerings present in the literature on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExtended techniquesen
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectDedilhadopt_BR
dc.subjectClassical guitaren
dc.subjectScalesen
dc.subjectTernary fingeringen
dc.titleOs dedilhados ternários na performance violonística : um estudo de casospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001176496pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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