Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Vanessa Gaffree dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T03:31:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265040pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade, desenvolver o consumo consciente de embalagens, utilizando uma metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou do original Problem-Based Learning (PBL), motivando e tornando o aluno capaz de construir o seu aprendizado, discutir e integrar novas habilidades e conhecimentos. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de ensino fundamental América, situada no município de Porto Alegre – RS. Para isso foi elaborada uma atividade pedagógica com pesquisa qualitativa exploratória utilizando pesquisas bibliográficas como vídeos e textos explicativos, a análise dos dados será de forma narrativa pelo professor. Essa proposta metodológica busca contribuir com o ensino de Ciências, reforçando as práticas de educação ambiental por meio do consumo consciente de embalagens, afim de minimizar os impactos destas no ambiente, por parte dos alunos que constataram essa realidade e com isso refletindo em mudanças.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to develop the conscious consumption of packaging, using an active Problem- Based Learning (PBL) or the original Problem-Based Learning (PBL) methodology, motivating and making the student able to build their learning, discuss and integrate new skills and knowledge. This work was developed in a group of the seventh year of elementary school at the América State School, located in the city of Porto Alegre – RS. For this, a pedagogical activity with exploratory qualitative research was developed using bibliographical research such as videos and explanatory texts, the data analysis will be done in a narrative form by the teacher. This methodological proposal seeks to contribute to the teaching of Science, reinforcing the practices of environmental education through the conscious consumption of packaging, in order to minimize their impacts on the environment, by the students who realized this reality and thus reflecting on changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActive Methodologiesen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConscious Consumptionen
dc.subjectUso de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectPackagingen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleAprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências : uma estratégia para desenvolver o consumo consciente de embalagenspt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning in science teaching : a strategy to develop conscious packaging consumptionen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001166418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples