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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorDiniz, Luiz Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T03:30:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265039pt_BR
dc.description.abstractAs técnicas de distorções vocais intencionais, também conhecidas popularmente como drives, lembram uma voz rouca, pois através deste efeito vocal busca-se produzir um som crepitante, sendo utilizado em diversos gêneros musicais, como blues, rock, sertanejo e até mesmo na música gospel. Entretanto, devido a divergências acerca da segurança de tais técnicas por parte da fonoaudiologia, busca se através deste estudo, realizar uma revisão de literatura, a fim de aprofundar o conhecimento sobre tais técnicas e permitir um melhor acompanhamento e auxílio para os cantores que buscam o aperfeiçoamento vocal. Para obtenção dos dados bibliográficos realizou-se pesquisa em livros, dissertações de mestrado, e artigos de periódicos científicos nas línguas português e inglês publicados pelas bases de dados SciElo, PubMed, LILACS. Foram analisados estudos com datas de publicação compreendida entre o período de 1990 e 2021. Foram avaliados e selecionados apenas os estudos cujo título, resumo ou corpo do artigo estivesse de acordo com o objeto deste presente estudo. Concluiu-se que, o aprofundamento nos estudos a respeito das técnicas de distorções vocais intencionais por parte da fonoaudiologia é de extrema importância para estratégias naformação deste profissional, assim como, para uma melhor conduta com os profissionais da voz cantada.pt_BR
dc.description.abstractThe techniques of intentional vocal distortions, also popularly known as drives, resemble a deep hoarse voice, as this vocal effect seeks to make a crackling sound, being used in several musical genres, such as blues, rock, country music, even in gospel music. However, due to disagreements about the safety of such techniques on part of speech therapists, this study seeks to carry out a literature review, in order to enable strategies during the training of this professional, so that they can deepen their knowledge about such techniques, allowing better follow-up and assistance for singers who seek vocal improvement. To obtain the bibliographic data, research was carried out on books, master's dissertations, and articles from scientific journals in Portuguese and English published by the SciElo, PubMed, LILACS databases. Studies with publication dates between 1990 and 2021 were analyzed. Only studies whose title, abstract or body of the article were in accordance withthe object of this study were evaluated and selected.It was concluded that, in-depthstudies on the techniques of intentional vocal distortions on the part of speech-language pathologists are extremely important for strategies in the training of thisprofessional, as well as, for a better conduct with the professionals of the sung voice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSingingen
dc.subjectTreinamento da vozpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectVoice qualityen
dc.subjectVoice trainingen
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectQualidade da vozpt_BR
dc.titleTécnicas de distorções vocais intencionais na voz cantada : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138961pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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