As frutas nativas do Rio Grande do Sul e sua inserção em cardápios da alimentação escolar
dc.contributor.advisor | Miranda, Tatiana Mota | pt_BR |
dc.contributor.author | Severo, Juliana Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T03:29:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264945 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda como ocorre o uso de frutas nativas na alimentação escolar de municípios do Rio Grande do Sul. No Brasil, o Projeto Biodiversity for Food and Nutrition (BFN busca mostrar a forte ligação existente entre a biodiversidade, a alimentação e a nutrição. Prevê o desenvolvimento de atividades em âmbito nacional, envolvendo parcerias com iniciativas do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma das mais significativas políticas públicas do mundo, que busca, além de outras iniciativas, fortalecer o uso de produtos da sociobiodiversidade na alimentação escolar. Neste contexto, a pesquisa tem como base teórica uma análise sob a perspectiva da conservação no Brasil, que caminha de uma natureza intocada até o uso e manejo de produtos da sociobiodiversidade. Nela é feita uma interlocução desses produtos com o projeto BFN, que ressalta a importância da construção de dados nutricionais e da propagação desse conhecimento para ressignificar e inserir o uso de frutas nativas em programas voltados à alimentação, como é o caso do PNAE. Aliado a isto, está vinculada à Portaria Interministerial MMA/MDS nº 284/2018, a qual sugere a inserção de produtos da sociobiodiversidade na alimentação escolar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender o uso de frutas nativas em cardápios da alimentação escolar da rede pública municipal de ensino, beneficiadas pelo PNAE, no estado do Rio Grande do Sul, ressaltando os meios percorridos em casos exitosos, com a finalidade de promover reflexões sobre o fortalecimento do uso dessas frutas. Para tanto, o trabalho de coleta de dados consistiu em duas etapas. A primeira delas levantou dados sobre a ocorrência ou não do uso de quinze frutas nativas elencadas no projeto BFN inseridas na alimentação escolar, visando obter um panorama geral sobre seu status de uso no estado. Na segunda etapa, após a identificação de municípios onde as escolas mais utilizam frutas nativas em seus cardápios, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas presenciais com nutricionistas do PNAE de três municípios, buscando-se entender como ocorre a experiência da utilização de frutas nativas, bem como os entraves e as facilidades que existem nesse processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Nos resultados obtidos pode-se perceber que o uso de frutas nativas ainda é incipiente nas escolas municipais gaúchas e que, quando ocorre a utilização dessas frutas, isto se dá principalmente pelo esforço e motivação dos nutricionistas e da rede de atores que atua junto a esses profissionais, configurando-os como burocratas de nível de rua. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research is about the use of native fruits in school feeding at schools which are benefited by PNAE in cities from Rio Grande do Sul and the paths taken in successful cases. In Brazil, the Project Biodiversity for Food and Nutrition (BFN) aims at showing the strong relationship among biodiversity, feeding and nutrition and it made provision for the development of national wide activities, involving patnerships with the Federal Government initiatives, including the “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (PNAE), one of the most important public policies in the world that seeks, among other projects, to increase the use of sociobiodiversity products in the school feeding. Against this background, this work had as theoretical basis an analysis from Brazil’s conservation perspective, that goes from an untouched nature to the use and management of biodiversity products. It is made a dialogue between those products and the BFN project, which highlights the importance of building nutritional data and the spreading of this knowledge to give a new meaning and insert the use of native fruits in feeding programs, such as PNAE. Combined with that, it is linked to the MMA/MDS Interministerial Ordinance nº 284/2018, which suggests the insertion of biodiversity products in the school feeding. In this context, the main goal of this research was to understand the use of native fruits in school feeding menus in the municipal education system, benefited by PNAE, in Rio Grande do Sul State, emphasizing the ways crossed in successful cases to promote reflections about the increasing use of those fruits. For this purpose, the data collection had two phases. The first one gathered data about the use or not of fifteen native fruits listed in the BFN project inserted in the school feeding, aiming at getting a general overview of its status of use in the state. In the second phase, after identifying the cities where most use native fruits in their menus, there were face to face semi-structured interviews with PNAE nutritionists from three cities, an attempt to understand how the experience of using native fruits occurs, as well as the difficulties and facilities in the course. The data was analysed by descriptive statistics and content analysis. The results show that the use of native fruits in municipal schools of Rio Grande do Sul is low. When the use of native fruits occurs, it is mainly by the effort and motivation of nutritionists, who are street-level bureaucrats, professionals who work on the policy implementation, in other words, they are the interface between government and the society and with their discretionary power they reach positive outcome. It is worth pointing that the network of actors who work with those professionals are important in this scenario, because the arrangements between the institutions are helpful links for the program implementation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE | pt_BR |
dc.subject | Sociobiodiversity | en |
dc.subject | National Program for School Nutrition | en |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Frutas | pt_BR |
dc.subject | Biodiversity for Food and Nutrition | en |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Street-level bureaucrats | en |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | As frutas nativas do Rio Grande do Sul e sua inserção em cardápios da alimentação escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Vanuska Lima da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001176926 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Desenvolvimento Rural (538)