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    • A contribuição do jogo Hearthstone na construção e articulação de saberes relacionados ao conteúdo de probabilidade 

      Rosa, Maurício Correa da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho é um estudo relacionado ao ensino de matemática que envolve a utilização de tecnologia em sala de aula como um meio de ensinar conceitos de probabilidade para alunos de ensino médio e perceber as eventuais ...
    • Atividades sobre funções em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo na educação popular com oportunidades de raciocínio-e-prova 

      Franzen, Thor (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa está inserida na tendência do uso de mídias digitais e tecnologias da comunicação no ensino de Matemática. O seu objetivo geral é investigar as potencialidades e os desafios trazidos por uma atividade ...
    • Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática 

      Correa, Matheus Lima (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de ...
    • Os jogos no ensino de combinatória 

      Pereira, Matheus da Costa (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização ...
    • Potencialidades do GrafEq no estudo da função Afim 

      Ferreira, João Vitor Garcez (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva ...
    • Aplicação de vídeo no ensino da matemática 

      Franco, Guilherme Zollim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ...
    • Construção do pensamento matemático por meio de jogos 

      Azeredo, Nathália de Barcellos Pinheiro (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso de jogos lógicos nas aulas de Matemática, com o propósito de analisar como a utilização desse recurso pode ser significativa no desenvolvimento da concentração, percepção, ...
    • Revisitando o Quadrimath 

      Pereira, Leonardo Ribas (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades no tempo presente do Quadrimath, criado por Dienes e que foi utilizado durante o período do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nas atividades ...
    • Potencialidades do blockchain na educação matemática financeira 

      Delfino, Joyce da Silveira (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é fruto de questionamentos referentes à projeção da plataforma Blockchain na sala de aula de aula. Com o intuito de compreender de que forma o Blockchain pode impactar a educação, em especial, a Educação ...
    • Educação financeira : uma experiência com o ensino médio 

      Smidt, Raquel da Silveira (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio com intuito de compreender de que maneira atividades envolvendo matemática financeira podem favorecer, ou não, a formação de consumidores ...